O artigo intitulado “Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas: Socializando Experiências de um Projeto de Intervenção para a Melhoria da Capacidade de Análise das Entregas Públicas de Bens e Serviços”, com coautoria de Patrícia Borges, Fabiane Bitencourt, Alexandre Junqueira e Maria Aparecida Presídio, foi apresentado nesta segunda-feira (27) no XI Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), que se estende até o próximo dia 29 em Brasília. Os servidores da carreira EPPGG – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental integram a Superintendência de Gestão Estratégica da Secretaria do Planejamento (SGE/Seplan).
Descrito pela equipe como um relato técnico, o artigo compartilha as experiências na construção de um projeto de intervenção voltado à ampliação da percepção e análise das entregas globais de bens e serviços públicos em sua integralidade, promovendo o bem comum. O principal resultado esperado da proposta, ainda em fase de elaboração, é o fortalecimento das ações de planejamento, gestão estratégica, governança pública e a efetividade das ações do governo do Estado.
Patrícia Borges explica que o trabalho é produto do conhecimento acumulado pelos servidores ao longo de sua atuação na Seplan e destaca a importância da participação no evento. “Este trabalho resulta da continuidade de experiências no acompanhamento e monitoramento de políticas públicas, decorrentes da atuação ininterrupta, desde 2012, de uma equipe composta por diversos especialistas, incluindo dirigentes e corpo técnico. A interação e o estabelecimento de redes de contato possibilitados pelo evento são igualmente relevantes para a construção de parcerias e o desenvolvimento de projetos colaborativos que podem exercer influência positiva na gestão pública”.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), o XI EBAP tem como tema central “Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública” e reúne integrantes de todo o país das comunidades profissional e acadêmica da área da administração pública. Nesta edição, o encontro está organizado em 24 grupos de trabalho com temas diversos, como Formulação e Implementação de Políticas Públicas; Avaliação e Análise de Políticas Públicas; Gestão Social, Poder Local e Desenvolvimento Territorial; Administração da Justiça e Desafios de Gestão no Poder Judiciário; e Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Fonte: Ascom/Seplan