Produtos gourmet e artesanais originários da Bahia foram apresentados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, em quatro dias da Feira Origem Week, que aconteceu de 23 a 26 de maio, pela primeira vez na capital federal, junto com o Chocolat Festival, o maior evento de cacau e chocolate da América Latina. O evento de negócios e turismo recebeu 35 mil visitantes e movimentou R$ 10 milhões, com a exposição de 250 marcas nacionais.
A feira teve patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promoveu os atrativos turísticos do estado, com ênfase na Estrada do Chocolate, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau. O equipamento oferece um experiência imersiva rural, com visitas a fazendas centenárias da lavoura cacaueira e ao circuito chocolateiro da região.
“Tem crescido o interesse pela Estrada do Chocolate, onde o roteiro é muito atraente, principalmente, com o remake da novela global Renascer, que foi filmada em Ilhéus e conta parte da história do cacau. As pessoas estão curiosas e planejam viajar para o sul da Bahia”, relatou a assessora técnica de Promoção da Setur-BA, Estefânia Medeiros.
“A nossa estreia em Brasília superou todas as expectativas de público e vendas, deixando muito satisfeitos clientes, visitantes e expositores. O artesanato veio muito forte, assim como o Chocolat Festival, com destaque para o cacau da Bahia, que alia negócios e turismo, alimentando toda uma cadeia produtiva que fortalece a economia do estado”, ressaltou o organizador da Origem Week, Marco Lessa.
Esporte e religiosidade
A Setur-BA patrocinou, no último fim de semana, iniciativas dos segmentos esportivo e religioso, em três zonas turísticas da Bahia, que movimentaram empresas de transporte, hotéis, restaurantes e equipamentos de lazer.
Em Salvador, na região da Baía de Todos-os-Santos, a Copa Pedal de BMX (bicicross) reuniu 98 participantes (masculino e feminino), na pista de Stella Maris, com disputas na faixa etária de 5 a 50 anos. A competição teve a participação de representantes da capital e de Lauro de Freitas. Ainda em Salvador, no Pelourinho, aconteceu a Freijoada Franciscana da Trezena de Santo Antônio, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, com missa e atrações musicais, incluindo apresentação do cantor Gerônimo.
Ibicoara, na Chapada Diamantina, recebeu a quinta edição do Rally da Chapada, que abriu o Campeonato Bahiano de Rally de Aventura 2024, envolvendo quase 200 competidores. Os pilotos percorreram o trajeto de 100 quilômetros de estradas vicinais, tendo pelo caminho belezas naturais da Serra do Sincorá, como a Cachoeira do Buracão.
Já na Costa do Cacau, o Centro de Convenções de Ilhéus sediou o evento evangélico Abala Juventude. Cerca de três mil jovens da região fizeram uma vigília de nove horas, com orações, palestras e música gospel.
Fonte: Ascom/Setur-BA