Publicidade
Início Site

SESP amplia monitoramento e multas contra descarte irregular lixo em ruas

0
Foto: Valto Novaes

Foram flagradas irregularidades no descarte de resíduos em diversos bairros da cidade 

Foto: Valto Novaes

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura de Feira de Santana está intensificando o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas da cidade. Para inibir a prática da infração que provoca danos ao meio ambiente, estão sendo aplicadas multas aos infratores, identificados por meio de câmeras de videomonitoramento ou mesmo em flagrante.Nesta semana, a SESP divulgou no Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana uma lista de processos administrativos com autos de infrações aplicadas contra pessoas que promovem o descarte de resíduos sólidos de forma irregular em vias públicas.

Foram flagradas irregularidades no descarte de resíduos em diversos bairros da cidade. Um deles foi autuado por utilizar veículo para descarte de resíduo sólido na avenida Transnordestina, trecho do bairro Parque Ipê. O infrator foi autuado e recebeu prazo de 10 dias para apresentar defesa e sanar a irregularidade.

Uma mulher, residente na avenida Maria Quitéria, também foi flagrada pelo Núcleo de Fiscalização da SESP por realizar o descarte irregular de resíduos/lixo na avenida Transnordestina, bairro Parque Ipê, por meio de um veículo. Neste caso, também foi dado prazo de 10 dias para apresentação da defesa.

Também foi aberto processo administrativo com auto de infração contra uma empresa do ramo de peças, situada no bairro Tomba, flagrada pelo Núcleo de Fiscalização da SESP ao fazer o descarte irregular de lixo na Alameda Quatro, esquina com a rua Dr. Araújo Pinho, bairro Olhos d’Água, por meio de um veículo.

O Núcleo de Fiscalização da SESP também autuou mais um infrator por fazer descarte irregular de lixo na rua Frei Félix de Pacatuba, bairro Parque Ipê, por meio de veículo. O infrator foi identificado como residente na cidade de Vitória da Conquista.

Outra pessoa, residente no bairro Jardim Cruzeiro, foi intimada a retirar areia depositada na via pública. Ela deverá apresentar defesa no prazo de 10 dias a partir da publicação da autuação no Diário Oficial.

Uma construtora também sofreu processo administrativo, resultando em auto de infração, para que construa o passeio e realize a limpeza periódica do terreno de um imóvel situado no bairro Mangabeira.

E, no bairro Fraternidade, o proprietário de um imóvel também foi autuado e intimado a construir o passeio do imóvel. No Parque Panorama II, outro proprietário de imóvel foi autuado pelo mesmo motivo.

Antídoto contra intoxicação por metanol é distribuído em nove estados do Brasil

0
Foto: Divulgação/Governo de SP

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (7) a segunda etapa da distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Com essa nova remessa, o número de estados atendidos subiu para nove, com a inclusão de quatro novas unidades da Federação. Ao todo, já foram enviados 1.125 frascos do produto para os seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

A distribuição está sendo feita com base no estoque estratégico, estruturado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O fornecimento segue critérios técnicos e considera a demanda local, garantindo a reposição dos estoques onde há maior necessidade.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Além do etanol, o Ministério também adquiriu 2.500 unidades de fomepizol, outro antídoto usado no tratamento contra o metanol, de uma empresa japonesa. A companhia também realizou a doação de 100 ampolas, totalizando 2.600 unidades. O lote está previsto para chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído de acordo com os registros de novos casos e a necessidade de cada estado.

Casos em investigação

De acordo com o boletim mais recente, atualizado até a segunda-feira (6), o Brasil já registrou 217 notificações de intoxicação por metanol relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas. Dessas, 17 foram confirmadas e 200 seguem em investigação.

Até o momento, foram confirmados dois óbitos por intoxicação em São Paulo. Outras 12 mortes estão sob análise, sendo uma em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, uma na Paraíba e uma no Ceará.

A iniciativa do Ministério da Saúde visa reforçar a capacidade de resposta do sistema de saúde diante do crescimento dos casos e garantir o acesso rápido ao tratamento adequado, o que é essencial para aumentar as chances de recuperação dos pacientes intoxicados.

Feira de Santana intensifica campanha de vacinação e realiza Dia D em 18 de outubro

0

A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (6) em Feira de Santana e segue até o dia 31 de outubro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, além de retomar a aplicação da vacina contra o HPV em jovens de 15 a 19 anos.

Durante o período da campanha, também será intensificada a imunização contra o sarampo. O esquema vacinal prevê duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos (com intervalo de 30 dias), dose única para adultos de 30 a 59 anos e duas doses para profissionais de saúde, independentemente da idade.

O ponto alto da mobilização será o Dia D de Vacinação, marcado para o sábado, 18 de outubro, quando 25 unidades de saúde da rede municipal funcionarão das 7h às 13h. Além disso, haverá um ponto de vacinação no Shopping Avenida, das 10h às 20h.

Participam da ação todas as sete unidades que integram o programa Saúde na Hora, os postos localizados nas sedes dos distritos, cinco unidades EAP (antigas UBS) — Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Subaé, Serraria Brasil e Dispensário Santana — e as Unidades de Saúde da Família do CSU, Baraúnas, Caseb II e Asa Branca II.

De acordo com Vanessa Cajuí, referência técnica em Imunização do município, todas as unidades estão abastecidas com vacinas que protegem contra doenças como sarampo, tétano, hepatite, gripe, coqueluche, meningite, COVID-19, HPV, febre amarela e difteria.

A orientação da Secretaria de Saúde é que crianças e adolescentes estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis. A apresentação da caderneta de vacinação é indispensável para a atualização correta das doses.

Unijorge promove ação para prevenir câncer de mama em cadelas e gatas em Salvador

0
Universidade realiza ação social para prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas em Salvador — Foto: Petland Varginha

Como parte das atividades do Outubro Rosa, a Unijorge realiza neste sábado (4) uma ação social voltada à prevenção e detecção precoce do câncer de mama em animais de estimação. O evento acontece das 9h às 14h, na clínica veterinária do campus Paralela, em Salvador, e é promovido pelo curso de Medicina Veterinária da instituição.

Universidade realiza ação social para prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas em Salvador — Foto: Petland Varginha

O câncer de mama está entre os tumores mais frequentes em fêmeas de cães e gatos, representando cerca de 50% dos casos em cadelas e 17% em gatas, conforme apontam estudos da área. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento eficaz e melhorar a qualidade de vida dos animais.

Durante o evento, será realizado o exame “Toque Amigo”, que consiste na palpação das glândulas mamárias para identificar possíveis nódulos. Em caso de alterações suspeitas, os animais serão encaminhados para exames complementares e atendimento especializado com oncologistas veterinários.

Além do atendimento clínico, os tutores receberão orientações sobre prevenção, sinais de alerta e cuidados com a saúde dos pets. As atividades serão conduzidas por estudantes de Medicina Veterinária, com supervisão de professores especialistas, e contarão com apoio de empresas parceiras do setor.

O atendimento será feito por ordem de chegada, mas os interessados podem realizar inscrição prévia pelo telefone (71) 99710-6095.

A programação do Outubro Rosa Pet também inclui palestras gratuitas na próxima quinta-feira (9), no campus Paralela. Os encontros abordarão aspectos clínicos e cirúrgicos dos tumores mamários, diagnóstico patológico e a importância da prevenção.

Partiu Estágio abre mais de 4 mil vagas para universitários na Bahia; veja como se inscrever

0
Programa Partiu Estágio — Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Governo da Bahia abriu inscrições para o programa Partiu Estágio, oferecendo 4.728 vagas para estudantes universitários interessados em atuar em órgãos públicos estaduais. As inscrições começaram nesta quinta-feira (2) e vão até as 23h59 do dia 31 de outubro, exclusivamente pela internet.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (1º), com todas as regras da nova edição. O cadastro deve ser feito por meio da plataforma ba.gov.br, onde também está disponível o edital completo.

Programa Partiu Estágio — Foto: Thuane Maria/GOVBA

Distribuição das Vagas

As vagas estão distribuídas em 54 órgãos públicos estaduais, incluindo secretarias e autarquias. A capital baiana, Salvador, concentra 1.347 oportunidades, enquanto o interior e a Região Metropolitana de Salvador (RMS) reúnem 3.381 vagas.

Além de Salvador, os municípios com maior número de vagas são:

  • Feira de Santana: 132 vagas
  • Vitória da Conquista: 80 vagas

Cursos e Órgãos Mais Contemplados

As oportunidades abrangem 100 cursos universitários, sendo as áreas com mais vagas:

  • Letras: 767 vagas
  • Matemática: 638 vagas
  • Administração: 508 vagas

Os principais órgãos que receberão estagiários são:

  • Secretaria da Educação: 3.456 vagas
  • Secretaria da Saúde: 277 vagas
  • Procuradoria Geral do Estado (PGE): 106 vagas

Benefícios e Carga Horária

Os estudantes selecionados para o programa terão direito a:

  • Bolsa-auxílio de R$ 607,00
  • Auxílio-transporte
  • Carga horária: 4 horas diárias (20 horas semanais)

O estágio tem duração máxima de 1 ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência, conforme prevê a legislação.

Requisitos para Participar

Para se inscrever, o estudante deve atender aos seguintes critérios:

  • Estar matriculado em curso de graduação (presencial, semipresencial ou EAD) com sede ou polo na Bahia
  • Residir na Bahia
  • Ter 16 anos ou mais
  • Ter concluído pelo menos 50% do curso
  • Estar regularmente matriculado em instituição reconhecida pelo MEC

Prioridade na Seleção


Recebem prioridade na seleção:

Candidatos com deficiência (10% das vagas reservadas, conforme a Lei Federal nº 11.788/2008)

Estudantes cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais)

Universitários que cursaram todo o ensino médio em escola pública

Alunos da rede privada com bolsa integral

Como se Inscrever

Acesse o site programaestagio.saeb.ba.gov.br

Se ainda não tiver cadastro no ba.gov.br, será necessário criar um

Preencha o formulário com seus dados pessoais, acadêmicos e envie os documentos solicitados

Após a seleção, os candidatos receberão uma mensagem via WhatsApp informando a alteração de status no ba.gov.br

A lista dos aprovados também será divulgada no site da SAEB

Micareta de Feira de Santana muda de data a partir de 2026 e será realizada em novembro

0
Multidão curte desfiles de Thiago Aqui e Timbalada no Arrastão da Micareta de Feira de Santana — Foto: Ketheleen Serra/g1

A tradicional Micareta de Feira de Santana, na Bahia, terá um novo período de realização a partir de 2026. A mudança foi anunciada na última terça-feira (30) durante uma coletiva de imprensa com representantes da Prefeitura Municipal.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, informaram que a festa passará a ocorrer no mês de novembro, em vez de abril ou maio, como vinha acontecendo nos últimos anos.

Segundo a gestão municipal, o principal objetivo da mudança é evitar os transtornos causados pelas chuvas, frequentes no primeiro semestre, além de proporcionar mais tempo para o planejamento e organização do evento. A definição das datas exatas da festa será discutida em uma nova reunião, marcada para a próxima terça-feira (7), com a presença de artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil.

Durante a coletiva, o prefeito destacou que a decisão foi bem recebida pela população. “O que ouvimos da sociedade foi uma maioria esmagadora de comentários positivos sobre a mudança de data. Fizemos também uma pesquisa, e cerca de 70% da população apoiou a realização da Micareta em novembro. Para a gestão, isso é muito mais viável, considerando outras festas que o município também organiza”, afirmou José Ronaldo.

Multidão curte desfiles de Thiago Aqui e Timbalada no Arrastão da Micareta de Feira de Santana — Foto: Ketheleen Serra/g1

Edição de 2025 reuniu mais de 1 milhão de foliões

Neste ano, a Micareta foi realizada entre os dias 1º e 4 de maio, com um arrastão no dia 5, comandado pelo cantor Thiago Aquino e pela banda Timbalada. A abertura contou com shows de artistas como BaianaSystem e Rachel Reis, na Praça da Matriz.

Durante os dias de folia, mais de 1 milhão de pessoas participaram da festa, que contou com grandes nomes da música baiana, como Bell Marques, Leo Santana e Claudia Leitte, além de blocos tradicionais e diversas atrações culturais. O evento gerou um forte impacto na economia local, consolidando-se como um dos principais festejos populares do estado.

A expectativa para 2026 é que a mudança traga melhores condições climáticas, maior segurança e uma organização ainda mais eficiente, fortalecendo ainda mais a Micareta como uma das maiores festas populares do Brasil.

Médica alérgica é atacada por abelhas durante prova de ciclismo na Bahia

0
Vítima foi levada para o Hospital Português, em Conceição do Coité — Foto: Brigada Águia Resgate

Caso ocorreu na zona rural de Conceição do Coité; vítima foi socorrida com dificuldade para respirar e já teve alta

Vítima foi levada para o Hospital Português, em Conceição do Coité — Foto: Brigada Águia Resgate

Uma médica foi atacada por abelhas enquanto participava de uma competição de ciclismo na manhã do último domingo (28), na zona rural de Conceição do Coité, a cerca de 110 km de Feira de Santana, na Bahia. A vítima, identificada como Maria Brandão, é alérgica a picadas e chegou a apresentar dificuldade respiratória durante o resgate.

Segundo informações da Brigada Águia Resgate, a equipe foi acionada às 11h35 e prestou os primeiros socorros ainda no local. Em seguida, Maria foi levada para a emergência do Hospital Português de Conceição do Coité, onde recebeu atendimento e foi liberada no mesmo dia.

Natural de Salvador, a médica relatou ao g1 que já havia passado por situação semelhante anteriormente. “Basta uma picada para desencadear a reação. Já tive um evento prévio deste tipo”, disse.

Ataque semelhante terminou em morte na mesma semana

Na última quinta-feira (25), um outro ataque de abelhas na Bahia terminou de forma trágica. Um idoso de 72 anos morreu e uma mulher ficou gravemente ferida após serem atacados por um enxame enquanto pescavam em um riacho próximo ao açude de Riachão do Jacuípe, município a cerca de 79 km de Feira de Santana.

De acordo com a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, o idoso foi identificado como Paulino Pereira da Silva, natural de Santo Amaro. Ele era genro da mulher que o acompanhava e havia comprado recentemente uma propriedade na região rural da cidade.

Paulino foi encontrado sem vida às margens do rio, a cerca de 500 metros do local inicial do ataque. A suspeita é de que ele tenha sofrido um choque anafilático causado pelas múltiplas picadas.

A sogra do idoso foi socorrida em estado grave para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Até o momento, não foram divulgadas atualizações sobre seu estado de saúde.

Milhares de roupas falsificadas são apreendidas em lojas de Salvador e Lauro de Freitas

0
Camisas, calças, bermudas, tênis, cintos e óculos foram apreendidos durante a ação. — Foto: Polícia Civil

Camisas, calças, bermudas, tênis, cintos e óculos foram apreendidos durante a ação.

Milhares de roupas falsificadas foram apreendidas na quinta-feira (25), durante a segunda fase da “Operação Comércio Legal”, em Salvador e na cidade de Lauro de Freitas.

Segundo a Polícia Civil, ao todo, quatro estabelecimentos comerciais foram vistoriados pelas equipes da Delegacia do Consumidor (Decon) nos bairros de Pernambués, Barroquinha, no centro da capital baiana.

Camisas, calças, bermudas, tênis, cintos e óculos foram apreendidos durante a ação. Equipes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) participaram das diligências.

Camisas, calças, bermudas, tênis, cintos e óculos foram apreendidos durante a ação. — Foto: Polícia Civil

A operação foi deflagrada após representantes de marcas internacionais de vestuários e acessórios registrarem ocorrência na unidade policial especializada.

Responsáveis pelas lojas fiscalizadas foram conduzidos à delegacia para prestarem depoimento e foram liberados.

Camisas, calças, bermudas, tênis, cintos e óculos foram apreendidos durante a ação. — Foto: Polícia Civil

Vereadores aprovam projeto que modifica lei do uso do solo em Salvador após MP recomendar suspensão de votação

0
Vereadores aprovam projeto que modifica lei do uso do solo em Salvador após MP recomendar suspensão de votação — Foto: Câmara de Vereadores de Salavdor

A atualização foi aprovada nesta quarta-feira (24) e dividiu opiniões na Câmara de Vereadores de Salvador.

A Câmara de Vereadores de Salvador (CMS) aprovou, nesta quarta-feira (24), uma atualização da Lei de Uso e Ordenamento do Solo (LOUOS), cujas mudanças fazem parte do Projeto de Lei 175/2024, que também traz propostas de mudança para o Plano Diretor de Salvador (PDDU). A aprovação do texto enviado pelo Executivo da capital baiana acontece após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendar a suspensão da votação do projeto por falta de planejamento.

Os vereadores votaram uma “super pauta” nesta quarta, com a apreciação de projetos do Executivos e dos membros da Casa Legislativa. O PL aprovado prevê uma série de mudanças sobre o uso do solo na cidade, como a criação de um zoneamento para implantação de prédios em Jaguaribe, a liberação de construções onde existem interligações de passagem de fauna, bem como em locais de preservação das ilhas de Salvador.

A votação deixou os ânimos de alguns vereadores exaltados, uma vez que consideram as mudanças uma ameaça para as áreas de preservação ambiental, como o Vale Encantado, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da capital. Apesar dos membros da oposição votarem contra, o projeto foi aprovado por voto da maioria na Casa.

Vereadores aprovam projeto que modifica lei do uso do solo em Salvador após MP recomendar suspensão de votação — Foto: Câmara de Vereadores de Salavdor

Na recomendação do MP, a promotora Hortênsia Gomes Pinho argumenta que o projeto foi concebido sem o devido planejamento, estudos técnicos e a participação popular necessária. Além disso, ela pontua que não há sentido em antecipar a votação do PDDU e da LOUOS, uma vez que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para realizar um serviço de consultoria para atualização desses documentos, processo que está em andamento.

“Qual o motivo da urgência em proibir borracharias na Avenida Lafayette Coutinho? Permitir sistema viário dentro do Parque Ecológico do Parque Encantado? E criar novas situações excepcionais de Zonas de Uso Especial (ZUE)? Por que essas alterações não podem aguardar a revisão do Plano Diretor em curso?”, questiona um dos trechos da recomendação do Ministério Público (MP).

Após o posicionamento do órgão, a Câmara Municipal chegou a adiar a votação do projeto. No entanto, os apontamentos feitos pelo MP não foram formalmente respondidos pelo Legislativo.

Em nota, a Câmara explicou que o objetivo do Executivo é complementar o texto legal, com a finalidade de regulamentar mais uma Área de Proteção de Recursos Naturais. O vereador Sidninho (PP) afirmou que o projeto foi amplamente estudado pela Casa e seguiu todos os trâmites regimentais. Já o vereador Felipe Santana (PSD) criticou as mudanças, alegando que elas promovem a segregação social e ampliam as desigualdades.

Além da atualização da LOUOS, foi aprovado também o Projeto de Lei nº 340/2025, que autoriza a concessão de um subsídio para o custeio do transporte público coletivo por ônibus convencional e do subsistema de transporte complementar em Salvador.

Ainda não está claro se as mudanças no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador, também contempladas no Projeto de Lei 175/2024, foram aprovadas junto às demais alterações. Até o momento, não houve esclarecimento por parte da Câmara sobre esse ponto específico.

Também promovido pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), foi aprovado o Projeto de Lei nº 338/2025, que contrata operações de crédito para instituições financeiras através de processo de chamada pública. Já o Projeto de Lei n.º 339/2025, que também foi aprovado, autoriza que o Poder Executivo contrate operações de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um projeto relativo ao reajuste dos professores municipais, que também seria votado nesta quarta, foi retirado da pauta da CMS. Conforme a Casa Legislativa, a pauta não foi apreciada após o acordo firmado entre Executivo municipal a APLB/Sindicato ser desfeito, após uma assembleia dos trabalhadores.

60 livros são lançados durante 18º Festival Literário e Cultural de Feira de Santana

0
Foto: Washington Nery

Evento foi aberto na noite desta quarta-feira (23), na Praça Padre Ovídio, e prossegue até o próximo domingo (28).

Foto: Washington Nery

O lançamento de 60 produções literárias e investimentos recordes de quase R$ 600 mil em vale-livro refletem a força da 18ª edição do Flifs (Festival Literário e Cultural de Feira de Santana). O evento, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, foi aberto na noite desta quarta-feira (23), na Praça Padre Ovídio, e prossegue até o próximo domingo (28), focado na formação de leitores.

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, ressaltou a importância da iniciativa. “Para os amantes da literatura e artes, o Flifs é uma ponte entre gerações, territórios e experiências de vida”, afirmou, ao observar que o festival também fortalece a identidade cultural de Feira de Santana.

Já o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, observou a dimensão do evento realizado na cidade para o cenário estadual. “Tudo que acontece em Feira de Santana considero muito diferenciado. A feira literária daqui não é como a de outros lugares, assim como o Bando Anunciador tem suas peculiaridades e também a Micareta”, destacou.

A importância do festival também foi destacada pela pró-reitora de Extensão da UEFS, Taise Bonfim de Jesus. “Este festival é muito esperado pela cultura e uma oportunidade para lançamento de livros e uma oportunidade para leitores e autores estarem próximos. Também é uma oportunidade para as pessoas saírem um pouco da cultura digital e para formar leitores”, afirmou.

O evento reúne 29 editoras e livrarias em stands, oferecendo uma oportunidade única de aquisição de diversos títulos dos mais diversos segmentos, desde literatura para jovens e adultos, ficção, acadêmicos e outros, a exemplo de romances, cordel e poesias.

Ocupando uma ampla área, o Flifs oferece aos visitantes uma gama de opções para a cultura, lazer e diversão, com espaços específicos para a agricultura familiar, economia solidária, artesanato e espaços culturais como a Arena Flifinha Márcio Scherrer, voltada para entretenimento de crianças; Palco Bel da Bonita e Praça do Cordel Izabel Nascimento. 

Google search engine

Últimas