Publicidade
Início Site

Tempestade volta a colocar mais de 150 cidades da Bahia em alerta, aponta Inmet

0
Foto: Pixabay

 Órgão também aponta risco de queda de granizo; veja regiões afetadas

Foto: Pixabay

Um novo sistema de tempestades voltou a colocar boa parte da Bahia em atenção nesta terça-feira (25). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que engloba mais de 150 municípios, válido até quarta-feira (26), diante da previsão de chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diferentes regiões do estado.

Segundo o Inmet, algumas áreas podem registrar acumulados de até 100 milímetros de chuva em 24 horas, além de ventos que podem alcançar 100 km/h. O órgão também aponta risco de queda de granizo, sobretudo nas regiões que enfrentam calor mais intenso, como Barreiras do Rio Preto, no oeste baiano. O quadro é resultado da atuação de um ciclone que se formou no litoral do Sudeste, fenômeno que também deve provocar instabilidades no Centro-Oeste.

O aviso climático se concentra especialmente no oeste, sul e sudeste da Bahia, incluindo municípios que já enfrentam sucessivos episódios de fortes chuvas. Macaúbas, que no domingo (23) registrou 150 mm em apenas três horas e decretou situação de emergência, voltou a ser incluída na rota da tempestade.

Em Porto Seguro, a previsão indica cerca de 50 mm de chuva ainda nesta terça e aproximadamente 80 mm na quarta (26). Cidades como Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães também devem ter chuva frequente e trovoadas ao longo dos dois dias. Salvador e a Região Metropolitana não devem ser atingidas pelas chuvas.

Municípios em alerta

A lista completa reúne mais de 150 cidades, incluindo:

Abaíra

Alcobaça

Anagé

Angical

Aracatu

Arataca

Baianópolis

Barra

Barra da Estiva

Barra do Choça

Barreiras

Belmonte

Belo Campo

Boa Nova

Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Serra

Boninal

Boquira

Botuporã

Brejolândia

Brotas de Macaúbas

Brumado

Buritirama

Caatiba

Caculé

Caetanos

Caetité

Camacan

Canápolis

Canavieiras

Candiba

Cândido Sales

Caraíbas

Caravelas

Carinhanha

Catolândia

Caturama

Cocos

Condeúba

Contendas do Sincorá

Cordeiros

Coribe

Correntina

Cotegipe

Cristópolis

Dário Meira

Dom Basílio

Encruzilhada

Érico Cardoso

Eunápolis

Feira da Mata

Firmino Alves

Floresta Azul

Formosa do Rio Preto

Guajeru

Guanambi

Guaratinga

Ibiassucê

Ibicoara

Ibicuí

Ibipitanga

Ibirapuã

Ibitiara

Ibotirama

Igaporã

Iguaí

Ipupiara

Iramaia

Itabela

Itaeté

Itagimirim

Itaju do Colônia

Itamaraju

Itambé

Itanhém

Itapé

Itapebi

Itapetinga

Itarantim

Itororó

Ituaçu

Iuiu

Jaborandi

Jacaraci

Jucuruçu

Jussari

Jussiape

Lagoa Real

Lajedão

Licínio de Almeida

Livramento de Nossa Senhora

Luís Eduardo Magalhães

Macarani

Macaúbas

Maetinga

Maiquinique

Malhada

Malhada de Pedras

Manoel Vitorino

Mansidão

Maracás

Mascote

Matina

Medeiros Neto

Mirante

Morpará

Mortugaba

Mucugê

Mucuri

Muquém do São Francisco

Nova Canaã

Nova Viçosa

Novo Horizonte

Oliveira dos Brejinhos

Palmas de Monte Alto

Paramirim

Paratinga

Pau Brasil

Piatã

Pindaí

Piripá

Planalto

Poções

Porto Seguro

Potiraguá

Prado

Presidente Jânio Quadros

Riachão das Neves

Riacho de Santana

Ribeirão do Largo

Rio de Contas

Rio do Antônio

Rio do Pires

Santa Cruz Cabrália

Santa Cruz da Vitória

Santa Luzia

Santa Maria da Vitória

Santana

Santa Rita de Cássia

São Desidério

São Félix do Coribe

Seabra

Sebastião Laranjeiras

Serra do Ramalho

Serra Dourada

Sítio do Mato

Tabocas do Brejo Velho

Tanhaçu

Tanque Novo

Teixeira de Freitas

Tremedal

Una

Urandi

Vereda

Vitória da Conquista

Wanderley

Xique-Xique 

Brasil registra menores índices de pobreza desde 1995

0
Foto: Agência Brasil

Melhora distributiva foi o que possibilitou a redução de mais de 60% nos índices da extrema pobreza entre 2021 e 2024 

Foto: Agência Brasil

O Brasil melhorou os índices de desigualdade e pobreza em toda a série histórica iniciada em 1995, conforme nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A renda familiar per capita cresceu cerca de 70% ao longo de 30 anos e a taxa de extrema pobreza, que antes representava 20%, despencou para 5%. O progresso não foi linear, se concentrou entre 2003 e 2014 e retomou forças entre 2021 e 2024.

O aquecimento do mercado de trabalho é um dos motivos da melhora, segundo pesquisadores, além da expansão das transferências de renda, ambos responsáveis por quase metade da redução da desigualdade e da queda da extrema pobreza entre 2021 e 2024. Em 2020, os programas sociais se mostraram mais efetivos no país, como o Auxílio Brasio, Auxílio Emergencial e Bolsa Família.

Os menores níveis de pobreza foram alcançados em 2024, mas 4,8% da população ainda vivia abaixo da linha de extrema pobreza e 26,8% abaixo da linha de pobreza. Segundo o estudo, a melhora distributiva foi o que possibilitou a redução de mais de 60% nos índices da extrema pobreza entre 2021 e 2024.

Veja como vai funcionar a devolução do Pix em caso de golpe

0
Foto: Divulgação

Nova regra já vale e será obrigatória em 2026

Foto: Divulgação

Entrou em vigor a nova regra do Banco Central que facilita a devolução de transferências indevidas feitas via Pix e busca dificultar a ação de golpistas. A atualização aprimora o funcionamento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema capaz de rastrear valores mesmo quando eles são rapidamente transferidos para outras contas com o objetivo de mascarar sua origem.

Por enquanto, o uso do MED ainda é opcional para bancos e instituições de pagamento. No entanto, a partir de 2 de fevereiro de 2026, a adesão passa a ser obrigatória para todas as instituições participantes do Pix.

Como funcionava antes e o que muda

Com a nova regra, será possível recuperar o dinheiro a partir de qualquer conta por onde os valores tenham circulado, e não apenas daquela que recebeu a transferência suspeita originalmente.

Segundo o Banco Central, as informações serão compartilhadas entre as instituições envolvidas na transação, permitindo que a devolução ocorra em até 11 dias após a contestação.

Antes da mudança, o ressarcimento só podia ser feito utilizando a conta que recebeu o Pix fraudulento. Isso dificultava a devolução, já que criminosos costumam esvaziar rapidamente a conta inicial, transferindo os valores para diversos outros destinos. Assim, quando a vítima solicitava o estorno, a conta já não tinha saldo disponível.

Sobre o MED

Criado em 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser acionado em situações de fraude comprovada ou erro operacional da instituição financeira.

O MED não se aplica a:

  • conflitos comerciais entre comprador e vendedor;
  • disputas entre pessoas de boa-fé;
  • envio de Pix para destinatário errado por erro do próprio usuário (como digitação incorreta da chave).


SAC emite nova carteira de identidade com atendimento por ordem de chegada na Bahia; confira os postos

0
SAC emite nova carteira de identidade 100% por ordem de chegada em postos da Bahia — Foto: Ascom Saeb

Nova modalidade de atendimento entra em vigor em seis postos da rede na capital e 21 no interior do Estado.

SAC emite nova carteira de identidade 100% por ordem de chegada em postos da Bahia — Foto: Ascom Saeb

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai adotar, a partir de segunda-feira (24), o atendimento gratuito 100% por ordem de chegada para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 27 postos da rede na Bahia, sendo seis na capital e 21 no interior. A mudança vale de segunda a sexta-feira.

Em Salvador, os postos que passam a emitir a CIN sem agendamento são: Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai.

No interior, participam da mudança os SACs de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, GuanambiIlhéusIrecêItabunaJacobinaJequiéJuazeiroPaulo AfonsoPorto SeguroSanto Antônio de JesusSenhor do BonfimTeixeira de Freitas e Valença.

As outras unidades seguem com atendimento híbrido ou exclusivamente por agendamento. No SAC Barra, o atendimento da CIN será por ordem de chegada pela manhã e mediante agendamento no período da tarde.

O mesmo acontece nos postos Busca Vida, Camaçari Boulevard, Lauro de Freitas e Simões Filho. Já os SACs Cajazeiras, Bela Vista, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Candeias continuam atendendo apenas por agendamento.

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

A primeira via da CIN é gratuita e tem o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original de acordo com o estado civil. Caso o documento esteja plastificado, é preciso levar também uma cópia.

A CIN permite incluir condições de saúde (como Transtorno do Espectro Autista, deficiências auditiva, visual, física e intelectual), além de informações opcionais como tipo sanguíneo, fator RH e doação de órgãos.

O documento também possui versão digital, disponível no aplicativo Gov.br três dias após a emissão. Cada CIN tem QR Code para verificação de autenticidade e validade variável conforme a idade:

  • 0 a 12 anos incompletos: 5 anos
  • 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
  • a partir de 60 anos – validade indeterminada

A nova identidade só será obrigatória a partir de março de 2032. Até fevereiro do mesmo ano, o RG antigo permanece válido em todo o país.

Feira de Santana decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro

0
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Fazenda funcionará normalmente no dia 21 de novembro, com horário especial, das 08h às 12h e das 14h às 17h. 

Foto: Divulgação

O Município de Feira de Santana publicou, no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (19), o Decreto nº 14.214/2025, que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira, 21 de novembro, em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

O decreto foi assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, pelo chefe de gabinete Mario Costa Borges e pela secretária municipal de Administração, Sandra Peggy Araújo de Carvalho.

De acordo com o artigo 1º do decreto, o ponto facultativo se aplica às repartições públicas municipais que não prestam serviços essenciais à população. Ou seja, serviços de urgência e setores que funcionam em regime de plantão continuam operando normalmente.

A Secretaria Municipal da Fazenda funcionará normalmente no dia 21 de novembro, com horário especial, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Para os demais setores da administração que terão ponto facultativo, o decreto determina, no artigo 3º, que o expediente será cumprido por compensação, mediante acréscimo de uma hora diária na jornada de trabalho.

A compensação será realizada nos dias úteis entre 24 e 28 de novembro de 2025 e entre 1º e 3 de dezembro de 2025.

O decreto ainda esclarece que ficam excluídos da compensação os servidores que trabalharem normalmente no dia 21 de novembro, conforme previsto nos artigos 1º e 2º. 

Campanha Sem Medo – Pelo Fim Violência Contra Meninas e Mulheres será lançada em Feira de Santana, na quarta-feira (19)

0
Fonte: Ascom/SPM
Fonte: Ascom/SPM

Como parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) participará do lançamento da campanha Sem Medo – Pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres, nesta quarta-feira (19), das 9h às 17h, no Auditório 3, Módulo 6, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A atividade, organizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), visa promover uma reflexão coletiva sobre o enfrentamento às múltiplas formas de violência de gênero.

A iniciativa reunirá educadores, estudantes, representantes de poderes públicos, dos movimentos feministas e de mulheres e da sociedade civil dos Territórios de Identidade do Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano. A campanha dos 21 Dias acontece globalmente e no Brasil é desencadeada entre 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e segue até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), envolvendo estas duas datas simbólicas, para enfatizar a vulnerabilidade das mulheres, sobretudo as negras, que sofrem mais violência de gênero e racismo estrutural.

A SPM lançou a programação, no último dia 13, Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado da Bahia. A secretária estadual de Políticas para as  Mulheres, Neusa Cadore, que participará do evento na Uefs, falou sobre a importância da iniciativa. “A prevenção e o enfretamento às violências de gênero é um dos eixos estratégicos que norteiam o nosso trabalho na SPM. No entanto, é uma questão que ganha ainda mais visibilidade neste período. É muito bom que o MOC tenha organizado esse lançamento na Uefs, para reunir as representações dos territórios e de toda a sociedade, para discutirmos ações educativas e o fortalecimento das políticas públicos de proteção das mulheres e de erradicação das violências de gênero”, afirmou.

Até dezembro, a SPM realizará ações que contribuem para o enfrentamento à violência de gênero, o racismo, a LGBTfobia e outras formas de opressão, com o objetivo de promover o respeito, a igualdade e os direitos das mulheres. Na quinta-feira (20), a SPM integrará a ação unificada com o movimento de mulheres, em Salvador, no Dia Nacional da Consciência Negra. No dia 25 acontecerá a Marcha das mulheres por reparação e bem viver, em Brasília, e no dia 27 será realizado o Encontro sobre masculinidades saudáveis para as relações de gênero e diversidade, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

A programação estadual está alinhada com a do Ministério das Mulheres (MM), envolvendo a campanha de prevenção e o enfretamento à violência contra as mulheres nos transportes públicos. Nesta edição, a Campanha dos 21 Dias também apoia a campanha da ONU com o lema “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas”, reforçando o compromisso com a eliminação de todas as formas de violência de gênero.

Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital

0
Foto: Divulgação

Esse novo cenário foi evidenciado durante o evento realizado na última quinta-feira, em Maceió 

Foto: Divulgação

O Nordeste brasileiro assumiu protagonismo na agenda de transformação digital do país. Com avanços expressivos em tecnologia, governança e segurança cibernética, a região se destaca como exemplo de integração entre poder público, iniciativa privada e academia. Esse novo cenário foi evidenciado durante o evento “Jornada da Transformação Digital: Conectando Cidades, Estados e Cidadãos”, realizado na última quinta-feira (6), em Maceió (AL), pela Softex Salvador em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag-AL).

O encontro reuniu gestores e especialistas de diversos estados para debater o papel do Nordeste como novo eixo de inovação e confiança digital no Brasil. Para Daniel Cova, diretor administrativo-financeiro da Softex Salvador e organizador da Jornada, o sucesso regional está na cooperação entre diferentes setores.

“O Nordeste tem mostrado que a transformação digital pode ser construída de forma colaborativa e com propósito. Quando governos, academia, empresas e sociedade civil trabalham juntos, a tecnologia deixa de ser apenas ferramenta e se torna política pública, com impacto direto na vida das pessoas”, afirmou.

Cooperação e inovação moldam o futuro digital

A programação do evento reuniu representantes de Alagoas, Bahia, Maranhão e Sergipe, que apresentaram experiências voltadas à modernização do setor público. Entre os principais temas debatidos estiveram o uso ético da inteligência artificial, a integração de dados entre órgãos, o fortalecimento da infraestrutura tecnológica e o aumento da confiança do cidadão nos serviços digitais.

Um dos pontos altos da Jornada foi o painel “Governos Proativos: Como integração e estratégia aceleram a evolução dos serviços públicos”, mediado por Taís Pelinson, consultora de Governo Digital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O debate contou com a participação de Aline Rodrigues (Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas), Rodrigo Pimentel (Secretário da Administração da Bahia), Phelipe Vargas (Secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital de Alagoas) e Walter Júnior (Subsecretário de Transformação Digital e Inovação de Sergipe).

As discussões mostraram como a digitalização dos serviços públicos depende de uma visão integrada entre políticas públicas e infraestrutura tecnológica. A proposta, segundo os participantes, é transformar o Estado em um agente mais ágil e próximo do cidadão, orientado por dados e centrado na experiência do usuário.

Prefeito de Salvador sanciona lei que obriga cinemas a iniciarem filmes no horário anunciado

0

Lei determina que trailers e propagandas sejam exibidos antes do horário oficial da sessão. Descumprimento pode gerar multa de até R$ 5 mil e suspensão do alvará.

Prefeito de Salvador sanciona lei que obriga cinemas a iniciarem filmes no horário anunciado — Foto: Divulgação/Kinoplex

O prefeito de SalvadorBruno Reis (União Brasil) sancionou uma lei que obriga as salas de cinema da capital baiana a iniciarem a exibição dos filmes no horário anunciado na programação oficial. A medida foi assinada na sexta-feira (7) e publicada no Diário Oficial do Município.

De acordo com o texto, o horário de início da sessão deve corresponder ao momento em que o filme começa a ser exibido. Trailers, comerciais e propagandas institucionais deverão ser veiculados antes do horário informado ao público.

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos a sanções administrativas. A primeira infração resultará em advertência escrita; em caso de reincidência, será aplicada multa de R$ 5 mil. Se a infração persistir, o cinema poderá ter o alvará de funcionamento suspenso por até 30 dias.

A fiscalização e aplicação das penalidades caberão à Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon). A medida entrará em vigor em 60 dias.

Relatório da ONU projeta queda de 12% nas emissões globais até 2035

0
Foto: Pixabay

Percentual representa um leve avanço em comparação ao último relatório divulgado

Foto: Pixabay

As emissões anuais de gases de efeito estufa devem recuar 12% até 2035 em relação aos níveis registrados em 2019. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela Secretaria da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em uma nova análise que atualiza o cenário climático global.

O percentual representa um leve avanço em comparação ao relatório apresentado em 28 de outubro, que trabalhava com redução de apenas 10%. A revisão considera novas promessas de cortes de emissões anunciadas por países nas últimas semanas.

Mesmo com a melhora, o estudo alerta que o ritmo das reduções ainda está muito aquém do necessário para frear o aquecimento do planeta. Para que o aumento da temperatura média global seja mantido dentro do limite de 1,5 °C estabelecido pelo Acordo de Paris, seria necessário cortar aproximadamente 60% das emissões até 2035, um esforço cinco vezes maior do que o projetado hoje.

O documento reforça que, embora as metas assumidas pelos países representem avanço, a velocidade da transição para uma economia de baixo carbono ainda não acompanha a urgência climática apontada pela ciência.

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento de saúde até 31 de dezembro

0
Foto: Valdenir Lima

Ao procurar a unidade de saúde, os beneficiários devem apresentar o Cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinação das crianças e documentos pessoais. 

Foto: Valdenir Lima

Em Feira de Santana, dos 133.719 beneficiários do Programa Bolsa Família, 69.216 ainda não realizaram o acompanhamento de saúde, o que representa 51,76% do total. A atualização, que deve ser feita até 31 de dezembro, é uma das condicionalidades exigidas para a manutenção do benefício.”É fundamental que os beneficiários procurem a unidade de saúde mais próxima o quanto antes. Esse acompanhamento garante a continuidade do Bolsa Família e também contribui para o monitoramento da saúde das famílias”, orienta a referência técnica em nutrição, Maria Porto.

O acompanhamento é realizado semestralmente — de janeiro a junho e de julho a dezembro. Quem não comparecer até o fim do período pode ter o benefício bloqueado ou suspenso temporariamente.

Durante o atendimento são verificados peso, altura e situação vacinal de crianças menores de 7 anos, além do acompanhamento de mulheres entre 14 e 44 anos. No caso de gestantes, é necessário comprovar a realização das consultas de pré-natal e a data da última menstruação.

Ao procurar a unidade de saúde, os beneficiários devem apresentar o Cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinação das crianças e documentos pessoais.

“É aconselhável que as famílias não deixem para a última hora, pois, à medida que o prazo se aproxima, o sistema pode apresentar instabilidades, dificultando o atendimento e a atualização dos dados”, reforça Maria Porto.

Google search engine

Últimas