Início Bahia Projeto Quilombo Legal debate avanços e desafios sobre o direito à terra

Projeto Quilombo Legal debate avanços e desafios sobre o direito à terra

0
Foto: André Frutuôso/CAR
Publicidade
Google search engine

Colaboradores do Projeto Quilombo Legal estiveram reunidos no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nestas terça e quarta-feira (9 e 10), para discutir a regularização fundiária e ambiental das comunidades quilombolas do estado. O evento foi marcado por um intercâmbio de informações entre órgãos das áreas jurídicas e ambientais e outros parceiros institucionais, que atuam em conjunto, para assegurar às comunidades e povos tradicionais o direito à terra.

O diretor-geral da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e gestor do Projeto Quilombo Legal, Alexandre Simões, destacou que a Bahia é o estado mais quilombola do Brasil, pois tem o maior número de Comunidades Remanescentes de Quilombo (CRQ), conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2023.

“Esse encontro, além de discutir as questões de regularização fundiária e ambiental, servirá também para melhorar a nossa metodologia de trabalho em campo e para que tenhamos mais eficiência e eficácia em nossas atividades. Neste ano, o Governo Estado continuará impulsionando essas pautas importantes que são: terra e território, para dar mais dignidade aos quilombolas e assegurar os direitos constitucionais dos nossos povos e comunidades tradicionais”, observou Alexandre.

Compondo a programação das palestras, Andreia Macedo, coordenadora de Povos e Comunidades Tradicionais, da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), discorreu sobre os Procedimentos Discriminatórios de Terra, explanando as questões que regem as leis, sejam elas no âmbito federal ou estadual, bem como decretos e instruções normativas, que versam sobre a garantia de direitos à terra.

“O nosso trabalho foi discutir e avaliar os desafios e avanços que já conseguimos nos processos discriminatórios, além de analisar como, a partir de agora, poderemos dar mais celeridade aos trabalhos. É do interesse do Governo do Estado garantir as titulações para viabilizar as políticas públicas, salvaguardando todos os direitos dos nossos povos tradicionais”, afirmou Andreia.

Durante o evento, participaram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Ministério Público Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, entre outras entidades.

O Projeto Quilombo Legal, que está em sua segunda etapa, é uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado da Bahia, executada pela CAR, empresa pública vinculada à SDR, em parceria com a SDA/SDR, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Fonte: Ascom/CAR

Publicidade
Artigo anteriorSSP realiza 9ª Reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública
Próximo artigoBahia Sem Fome recebe doação de cinco toneladas de alimentos da Polícia Civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui