Início Bahia Info Nordeste 2024 apresenta síntese de indicadores atualizados da região

Info Nordeste 2024 apresenta síntese de indicadores atualizados da região

0
Foto: Reprodução
Publicidade
Google search engine

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresenta a atualização do Info Nordeste 2024. Trata-se de um compêndio de indicadores sociais e econômicos da Região Nordeste em formato de infográficos. O objetivo é apresentar para o público um panorama da Região Nordeste com dados e informações extraídas de fontes fidedignas e sistematizadas para a fácil visualização.

Entre os dados apresentados no Info Nordeste 2024 está a distribuição da população por capitais e municípios de grande porte (acima de 200 mil habitantes) nos nove estados nordestinos. Isso permite visualizar a concentração desses municípios em torno das capitais e sua distribuição pela faixa litorânea.

Outro dado relevante é a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no Brasil. No decorrer dos últimos 30 anos, a região representava em torno de 14% da atividade produtiva nacional. Essa participação reduziu-se durante os anos 1990, mas voltou a aumentar até alcançar 13,8% em 2021, último dado disponível.

O Info Nordeste 2024 também apresenta as principais atividades produtivas da região, distribuídas entre agricultura (produção agropecuária e silvicultura), indústria (principais indústrias em valor de transformação) e comércio e serviços (distribuição das atividades em termos de valor e comércio exterior). Traz, ainda, a participação de cada estado na produção total da região.

A finalidade precípua é ampliar o acesso desses dados e informações e despertar o interesse para as tendências que as atividades produtivas têm seguido no Nordeste, abrindo oportunidade para novos estudos que permitam compreender a atual dinâmica da região. O Info Nordeste 2024 está disponível no site da SEI. Para ter acesso à publicação, basta clicar aqui: Info Nordeste 2024.

Fonte: Ascom/SEI

Artigo anteriorMais de 600 estudantes com deficiência terão acompanhamento no Centro de Educação Inclusiva
Próximo artigoPelo segundo mês, Cesta Básica de Salvador apresenta elevação e fecha fevereiro com alta de 2,93%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui