Início Bahia VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes

VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes

0
Foto: Eracy
Publicidade
Google search engine

A pedido do Governo do Estado, alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana serão adaptados para as necessidades de transporte de marisqueiras e ambulantes.

As composições terão o espaço interno modificado e projetado para que as pessoas que vivem da pesca de mariscos possam transportar caixas térmicas e outros materiais utilizados na atividade, de forma segura, e sem disputar espaço com os outros passageiros.

“Estamos confiantes com o avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então, quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão, com segurança e conforto”, explicou o governador.

O assunto foi um dos temas da reunião realizada, na tarde desta quarta-feira (23), entre o governador Jerônimo Rodrigues e a direção internacional da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), no seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

De acordo com a diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento, “a CTB se mantém comprometida em cumprir o cronograma estabelecido, com a expectativa de que, no início de 2026, já tenhamos o primeiro trecho, da Calçada até o Lobato, em operação assistida”.

Esta semana, os trens do VLT começaram a chegar na fábrica da CAF, empresa fabricante do equipamento, em Hortolândia (SP), para realização de testes estáticos e restabelecimento técnico e operacional. Os estudos de adaptação para as marisqueiras também serão feitos e implementados no processo de revisão. Os trens, adquiridos pela Bahia, são os mesmos que a CAF fabrica até hoje na Espanha. Algumas atualizações tecnológicas foram incorporadas nos últimos dez anos e serão atualizadas nos vagões baianos.

“É um trem super atual, considerado o estado da arte em termos tecnológicos, e tudo que tiver sido melhorado será incorporado. Os trens, que serão recebidos pela Bahia, terão as mesmas condições de um trem novo, características idênticas de operação e manutenção”, explicou Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil.

A previsão é de que os 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Os veículos ainda terão capacidade para o transporte de 400 passageiros – 77 lugares sentados e 323 lugares em pé –, acessibilidade e sistema de proteção contra colisão e atropelamentos. A expectativa é de que até 2028 todos os trens estejam em operação.

No mês passado, a implantação do VLT teve mais um avanço, com o desembarque dos primeiros carregamentos de trilhos no canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Ao todo, as carretas fizeram o transporte de 369 barras de trilhos para a capital baiana.

Sobre o VLT

Considerado mais uma marca histórica para a mobilidade de Salvador e Região Metropolitana (RMS), o VLT teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso, onde a Bahia conseguiu economizar 37,5% em cada VLT. A previsão é de que os primeiros testes com o modal tenham início em 2026. Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.

O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.

Sobre a fabricante

Fundada em 1917, na Espanha, a CAF é líder global no fornecimento de soluções de transportes ferroviários. A multinacional produz trens de alta velocidade e ônibus elétricos, e realiza a manutenção de sistemas ferroviários em mais de 60 países. Na Bahia, a fabricante dos trens é responsável pelo processo de revisão e restabelecimento operacional dos vagões adquiridos pelo Estado junto ao governo do Mato Grosso.

Publicidade
Google search engine
Artigo anteriorEstratégias para entrega e operacionalização de lotes irrigados em Ponto Novo são alinhadas durante reunião
Próximo artigoJerônimo Rodrigues autoriza ampliação do Hospital Geral de Camaçari com 20 novos leitos de UTI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui