Início Bahia SDE discute relações comerciais, negócios em energia, infraestrutura e cidades inteligentes no...

SDE discute relações comerciais, negócios em energia, infraestrutura e cidades inteligentes no Fórum Bahia-China

0
Foto: Ascom/SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) teve importante participação nas discussões do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios. O órgão mediou, nesta sexta-feira (19), as mesas temáticas “Relações Comerciais Bahia-China”, “Negócios em Energia” e “Negócios em Infraestrutura e Sistemas Inteligentes”, conduzidas pelo secretário Angelo Almeida; e colaborou com o painel “Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono”, com a apresentação “A estratégia e o potencial da Bahia para a transição energética”, feita pelo Superintendente de Atração de Investimentos e Fomento da SDE, Paulo Guimarães, na quinta-feira (18). 

O secretário da SDE destacou a importância das discussões e do evento, que iniciou na quarta-feira e foi finalizado nesta sexta-feira (19), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. “Foram dias de aprendizado mútuo. Discutimos de forma muito aprofundada questões de muita relevância para a Bahia e para a China. Saímos desse encontro muito esperançosos que vamos conseguir ampliar ainda mais a nossa relação, que já é bastante robusta”, disse Angelo Almeida. 

Paulo Guimarães falou sobre o potencial baiano para a geração de energia limpa. “Temos os melhores ventos do país. Possuímos uma média de 20% de toda energia eólica gerada no Brasil e o nosso potencial é de crescimento”, afirmou, destacando a estratégia para a transição energética: “Agregar valor no produto exportado. O interessante é desenvolver um mercado de produtos verdes e renováveis, incluindo os hubs centralizados e descentralizados nesse processo”.  

O evento 

O Fórum Bahia-China é uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Meio Ambiente (SEMA) e Infraestrutura (Seinfra). O evento reuniu representantes dos governos chinês e baiano, empresários e exportadores da Bahia, bancos de investimento nacionais e internacionais e mais de 15 empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura com interesse em investir no Estado. 

A atividade contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior; da Cônsul da China no Rio de Janeiro, Tian Min; dos secretários André Joazeiro (SECTI), Claudio Peixoto (Seplan); do diretor Geral da SEI, José Acácio Ferreira; do vice-presidente da FIEB, Paulo Misk, além de representações de empresas como a BYD e Huawei. 

Fonte: Ascom/SDE 

Artigo anteriorHomem é morto a tiros no bairro do Iapi em Salvador
Próximo artigoQuase 2.000 bebês já foram beneficiados pelo Banco de Leite Humano do HEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui