O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme disponibiliza um serviço especializado para mais de 640 pacientes cadastrados que fazem tratamento da doença, que é caracterizada pela alteração genética da hemoglobina. Entre os atendimentos mais procurados, estão: clínico geral, hematologista, neurologista, nefrologista, ortopedista e ultra-som.
Vale destacar que Feira de Santana é um dos poucos municípios baianos que oferece o exame Doppler Transcraniano, de maneira totalmente gratuita, para pessoas com a doença. A unidade é referência na região Norte e Nordeste e além dos atendimentos especializados, também oferece acompanhamento multiprofissional com serviços de nutrição, enfermagem, serviço social, fisioterapia e atendimentos psicológicos.
“Nosso compromisso é proporcionar constantemente a mais alta qualidade de assistência médica aos pacientes. Eles são acolhidos e participam ativamente do processo de tratamento, colaborando com a equipe multidisciplinar em busca de aprimorar a qualidade de vida”, destacou Luciana Lima, coordenadora do Programa de Apoio à Doença Falciforme.
Para ser atendido na unidade, é necessário que o paciente apresente o exame eletroforese de hemoglobina ou o teste do pezinho. O diagnóstico é feito através da eletroforese de hemoglobina e da triagem neonatal. O encaminhamento é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF).
O atendimento no programa, mantido com recursos próprios da Prefeitura de Feira de Santana, é realizado de segunda a sexta-feira. O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme está localizado na Rua Estados Unidos, nº 51, no Centro.