Início Feira de Santana Nutricionista traz dicas sobre preparo e conservação de alimentos para evitar infecções

Nutricionista traz dicas sobre preparo e conservação de alimentos para evitar infecções

0
Foto: Reprodução
Publicidade
Google search engine

O preparo e a conservação adequada dos alimentos é essencial para evitar infecções durante o período de altas temperaturas. Para auxiliar os feirenses nessa atividade, a nutricionista da Vigilância Sanitária Municipal, Millene Vila Flor, traz algumas dicas.

Conforme a especialista, o primeiro passo é o cuidado com a higiene dos alimentos. Ela recomenda que as frutas e verduras devem ser lavadas em água corrente antes de ir para a geladeira. “As folhas precisam ser lavadas uma por uma. Em seguida, colocar de molho por 10 minutos em água clorada. A diluição é de uma colher de sopa de cloro para um litro de água. Depois enxaguar e levar para refrigeração até o momento de consumir”, explicou.

A nutricionista também alerta sobre o descongelamento de carnes. “Esses alimentos não devem permanecer fora do freezer ou geladeira por tempo prolongado. O descongelamento ideal deve ser feito dentro da geladeira, tirando do freezer para uma parte comum. Em temperatura ambiente, que nesse caso é fora da geladeira, os micro-organismos patogênicos se multiplicam rapidamente e provocam contaminação”, ressaltou.

Millene também traz orientações para evitar o risco de contaminação cruzada, gerada pelo contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Segundo ela, usar a mesma faca de cortar o frango para manipular legumes ou fruta é um exemplo de um possível risco.

“É preciso ter muita atenção. As carnes cruas e vegetais podem transmitir micro-organismos patogênicos através de utensílios, como talheres, pratos e bacias. Essa transmissão ainda pode acontecer quando não se lava as mãos entre o manuseio do alimento cru e o cozido”, destacou a especialista.

A nutricionista relata que alimentos cozidos devem passar por altas temperaturas de forma que todas as partes da comida atinjam no mínimo 70ºC, circunstância mais acertada para a destruição de micro-organismos indesejados. “Depois de prontos, esse prato não deve ser deixado em cima do fogão. O aconselhável é armazenar em recipientes, como potes, e levar a geladeira. Marmitas congeladas duram até 30 dias, já outros alimentos que ficam sob refrigeração na parte comum só podem ficar até cinco dias”, frisou.

Publicidade
Google search engine
Artigo anteriorNovo abrigo com QR Code instalado na Artêmia Pires
Próximo artigoMais de 400 exames de dengue realizados pelo Ambulatório de Infectologia e CSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui