Com o intuito de reforçar as estratégias voltadas para a saúde materna após o parto, a coordenação de enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, promoveu, na manhã desta quarta-feira (17), a abertura do curso teórico e prático destinado a profissionais de saúde e coordenadores de setores da unidade hospitalar. O curso, intitulado “Manejo Seguro da Hemorragia Pós-Parto,” ocorrerá das 8:30h às 18h nos dias 17, 18, 22 e 23 deste mês, com a concessão de um certificado de 10 horas.
A hemorragia pós-parto é uma complicação obstétrica que pode surgir após o parto, representando uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil. De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, é crucial capacitar os profissionais de saúde diante dessa realidade.
“Estamos reforçando o manejo da hemorragia pós-parto por meio das técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Aqui, seguimos todos os protocolos para garantir a segurança do paciente, e certamente, a troca de conhecimentos beneficiará todas as equipes do Hospital da Mulher,” enfatizou Gilberte Lucas.
A presidente da FHFS ressaltou que, a cada ano, aumenta o número de atendimentos na emergência do Hospital da Mulher. Somente de janeiro a dezembro de 2023, a instituição realizou 50.510 atendimentos, incluindo 11.524 internamentos e 7.434 partos.
A coordenadora de enfermagem, Juliana Rigaud, destacou que o objetivo do curso é preparar as equipes de saúde para identificar pacientes com sangramento e adotar os protocolos do Ministério da Saúde.
“Nós vamos instituir aqui no Hospital da Mulher uma estratificação de risco. Quando a gestante chegar à emergência, prontamente avaliaremos se ela apresenta riscos para uma evolução de HPP pós-parto. Se identificada, ela receberá uma pulseira vermelha, um alerta para que toda a equipe permaneça em alerta até a alta médica,” explicou Juliana Rigaud.
Vanessa Pereira, coordenadora do Centro Cirúrgico do HIPS e palestrante do curso “Manejo Seguro de Hemorragia Pós-Parto”, expressou a expectativa de preparar as equipes que lidam diretamente com as pacientes, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, para um atendimento especializado na emergência do Hospital da Mulher.
“Estamos capacitando esses profissionais para identificar pacientes com HPP (hemorragia puerperal) ou hemorragia pós-parto e adotar o protocolo do HPP, realizando todas as manobras necessárias até a chegada do médico. O curso é fundamental para especializar todas as equipes das enfermarias e da assistência na emergência do Hospital da Mulher,” afirmou Vanessa Pereira.
Ela ressaltou que, embora seja iminente a possibilidade de intercorrências e variações na estabilidade da paciente pós-parto, a unidade hospitalar está preparada.
“Para isso, estamos sempre com nossas equipes capacitadas. O fluxo de partos aqui no Hospital da Mulher é muito grande, com mais de 700 partos mensais, e a incidência de HPP é pequena, representando apenas 2% dos casos nesta unidade hospitalar,” concluiu a coordenadora do centro cirúrgico.