Início Bahia Governo da Bahia participa de anúncio de consórcio responsável por obras da...

Governo da Bahia participa de anúncio de consórcio responsável por obras da primeira etapa da Ferrovia Oeste-Leste

0
Foto: Elói Corrêa/GovBA
Publicidade
Google search engine

O governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (4), que um consórcio formado por uma empresa chinesa e uma brasileira será responsável pelas obras da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL. A ordem para o início dos serviços deve ser assinada em até duas semanas.

O anúncio do consórcio nomeado como TCR-10 foi feito em uma reunião no no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O governador em exercício, Geraldo Júnior, e os representantes das empresas Bamin Ferrovia participaram do momento.

A Bamin é, desde 2021, a empresa responsável pela finalização do empreendimento. Além disso, ela administra a operação do Trecho 1 da ferrovia, enquanto os trechos 2 e 3 estão sob administração do Governo Federal.

O trecho operado pelo consórcio TCR-10 tem 127 quilômetros e irá passar pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Segundo o governo da Bahia, a previsão de conclusão é de até três anos.

FIOL

O objetivo da ferrovia é ligar os municípios baianos de Caetité e Ilhéus, onde está localizado o Porto Sul, um terminal de águas profundas. Com 537 quilômetros de extensão, a ferrovia passará por 20 municípios do estado.

O equipamento começou a ser construído em 2010 e deveria ter sido entregue em 2014, mas o governo federal alegou falta de verba.

Atualmente, a previsão do governo da Bahia é que a obra seja concluída e entre em operação a partir de 2027.

Fonte G1 Bahia

Artigo anteriorEm Feira de Santana, governador em exercício apresenta programa ‘Bahia Sem Fome’
Próximo artigoMédico acusado de matar ex-companheira e abandonar corpo em rodovia vai a júri popular na Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui