O calor e o sol forte registrados em Salvador na manhã de sábado (16) não intimidaram os cerca de 200 atletas do paradesporto baiano que entraram nas pistas de atletismo, na piscina e em provas do tiro com arco e bocha para participar da primeira edição do Meeting Paralímpico Brasileiro Loterias Caixa 2024. As competições aconteceram na Vila Militar, no bairro dos Dendezeiros, Cidade Baixa, e na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô.
Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento vem ocorrendo em todo o país, com a Bahia sendo o primeiro estado do Nordeste a receber a competição. Com este projeto, o CPB vem realizando seletivas estaduais, classificando atletas para todas as competições oficiais realizados pela principal instituição do paradesporto no país.
Para a realização do Meeting na Bahia, o CPB teve o apoio do Centro de Referência Paralímpico local, com instalações em funcionamento, desde 2022, na unidade Unijorge, na Paralela, e do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte, com parceria da Federação Baiana do Paradesporto de Participação (FBDP).
Presente ao ato de abertura, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a importância de a Bahia sediar o evento. “O Governo do Estado tem um núcleo que trata do paradesporto em funcionamento dentro da Sudesb, sendo esta a primeira vez que trazemos para a Bahia, em articulação com o CPB, o Meeting Paralímpico com quatro modalidades. Isso ajuda as pessoas a se conhecerem, a elevar o nível técnico dos atletas. Momento de muita importância para a vida dos atletas paralímpicos baianos que têm sonhos e perspectivas, e que encontram em atividades como essa uma motivação saudável para o seu caminhar. É uma oportunidade dos nossos atletas mostrarem seus múltiplos talentos”, observou.
Além de Salvador, a etapa Meeting Paralímpico Bahia esteve representada por atletas dos municípios de Jequié, que veio com 60 atletas, Porto Seguro, Ituberá, Valença, Taperoá, Ituberá, Vera Cruz, Dias D’Ávila e Alagoinhas.
Fonte: Ascom/Sudesb