Início Feira de Santana Aproximação do Carnaval acende alerta para atualização da caderneta de vacina

Aproximação do Carnaval acende alerta para atualização da caderneta de vacina

0
Foto: Jorge Magalhães

Para os feirenses que irão curtir o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a atualização da caderneta de vacina. Além disso, é possível fazer a retirada gratuita de camisinhas em unidades da rede municipal.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Telma Nandiara Barbosa, a aproximação da festa acende o alerta para a prevenção de infecções como hepatite B, covid, HPV e tétano, que podem ser comuns nesta época do ano, mas são evitadas através da vacinação.

“A hepatite B também é uma Infecção Sexualmente Transmissível [ISTs] e a prevenção tanto para ela como para outras ISTs, a exemplo da sífilis, HTLV e HIV, que ainda não tem vacinas, acontece pelo do uso de preservativos durante as relações sexuais”, orienta.

Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. Entretanto, a aplicação em menores de 18 anos é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal. Também é válido destacar que a dose contra covid por meio da bivalente está disponível para todos aqueles que já receberam as duas doses da monovalente.

Artigo anteriorDepósito onde combustíveis eram adulterados sofre interdição e autuações da ANP e da Sefaz-BA
Próximo artigoUPA Queimadinha supera meta com mais de 5 mil atendimentos médicos em janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui