Neste ano, as comemorações acontecem entre os dias 21 e 29 de junho
O forró raiz foi destaque durante o anúncio das atrações que compõem a grade do “Arraiá de Feira”. Entre os nomes confirmados durante a coletiva de imprensa da Prefeitura estão Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Falamansa e Targino Gondim — este último, conhecido pela composição “Esperando na Janela”, que ficou famosa na voz de Gilberto Gil.
O gênero reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), é tradição do Nordeste e não poderia faltar nos festejos de São João e São Pedro, que acontecem nos distritos.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destaca que uma das propostas é fazer esse resgate cultural, trazendo sucessos do momento, mas sem deixar de lado o gênero que é a marca dos festejos juninos. “Vamos realizar uma festa de qualidade, descentralizada e pensada para todos os públicos e distritos”, afirmou.
Neste ano, as comemorações acontecem entre os dias 21 e 29. E para quem gosta do xote- caracterizado pelo dois pra lá e dois pra cá- não faltam opções. Tem forró tradicional, universitário, eletrônico e romântico.
A abertura do “Arraiá de Feira” será no distrito de São José, dia 21. No dia seguinte, a festa continua em São José e Tiquaruçu. Já no dia 23, véspera de São João, o arrasta-pé ocorre em Tiquaruçu e Jaguara. No dia 24, feriado de São João, Jaguara será o único distrito com programação festiva.
As celebrações de São Pedro também já estão com as datas definidas. O distrito de Humildes recebe atrações nos dias 26, 27 e 28 de junho. Já Bonfim de Feira, Jaíba e Morrinhos terão dois dias de festa: 27 e 28.
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, através de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vai disponibilizar serviços de saúde para a população de forma diferenciada. Será nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, das 8 às 16 horas, em uma carreta estacionada na Avenida Princesa Isabel, São Caetano.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância de sempre oferecer serviços de saúde para a população de forma diferenciada, porque “nesses momentos conseguimos alcançar pessoas que muitas vezes estão necessitando e obtém atendimento imediato, o que acaba tendo reflexos diretamente na qualidade de vida das pessoas”, frisa.
De acordo com Tarcísio Mello, da Polícia Rodoviária Federal, a iniciativa integra o projeto “Trânsito Compartilhado” com abrangência em nível nacional, que tem o objetivo disponibilizar diversos serviços de saúde e informações sobre trânsito seguro para motoristas de carga. “Passamos a ampliar o alcance da nossa carreta multimissão para as áreas urbanas”, informa.
Ele lembrou que a última ação aconteceu na cidade de Serrinha (BA) e disse que agora chegou a vez Itabuna, onde serão dois dias de atendimento. “Aqui a iniciativa terá como público-alvo vendedores ambulantes que vão trabalhar durante o Ita Pedro 2025 – O Maior São Pedro do Brasil, com foco naquelas pessoas que fizeram o curso ‘Qualifica Ambulante’, promovido pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP)”, explicou.
Serão disponibilizadas consultas com clínico geral, oftalmologistas e odontólogos, de acordo com o coordenador de Odontologia do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Lopes. Serão realizados procedimentos de profilaxia, restaurações, raspagem supra e subgengival, cirurgias simples e orientações sobre higiene bucal.
“Teremos uma média de 40 atendimentos por dia, com uma equipe formada por quatro dentistas e quatro Auxiliares de Saúde Bucal”, informa o coordenador de Odontologia.
Também serão disponibilizados serviços como vacinação, por meio da Rede Frio, e testes rápidos para detecção das ISTs, através do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).
A 5ª edição do Festival de Música Bonfinense – Celebrando a Tradição do Autêntico Forró encerrou sua fase classificatória com a quarta e última noite de audições, realizada nesta sexta-feira (06), na Praça Nova do Congresso. O evento, que já se consolidou como um dos grandes momentos do calendário cultural de Senhor do Bonfim, mais uma vez encantou o público com apresentações marcadas por talento, emoção e valorização da música regional.
Nesta última etapa, quatro novos artistas garantiram vaga na grande final: Thiago Oliveira, Carla Amorim, Anderson David e Jota Carlos. Com isso, o festival completa a lista de 16 finalistas, que se apresentam nesta segunda-feira (09), a partir das 19h, também na Praça Nova, para disputar os cinco primeiros lugares. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, troféus e vaga garantida no palco principal do São João de Senhor do Bonfim 2025.
O prefeito Laércio Júnior, que esteve presente em todas as noites do festival, destacou a importância do evento para a cultura local. “Essas audições mostraram o quanto nosso município é rico em talento. Cada apresentação foi um espetáculo à parte, com a força do nosso forró tradicional. É um orgulho imenso ver nossa Praça Nova lotada e a cultura bonfinense sendo celebrada com tanto entusiasmo. Convido todos a participarem da final. Vai ser uma noite memorável para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Confira os finalistas do Festival de Música Bonfinense 2025:
Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão um tempo a mais para se inscreverem no exame. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ampliou o prazo para até o dia 13 de junho. O novo período também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante.
Com a ampliação do período de inscrições, as demais datas do cronograma do Enem 2025 também foram atualizadas. Confira:
– Inscrições: até 13 de junho
– Pagamento da taxa de inscrição: até 18 de junho
– Pedidos de tratamento por nome social: até 13 de junho
– Solicitações de atendimento especializado: até 13 de junho
– Resultados das solicitações: 20 de junho
– Interposição de recursos sobre as solicitações: 23 a 27 de junho
– Resultado dos recursos: 4 de julho
As datas de aplicação das provas estão mantidas: 9 e 16 de novembro.
A aprovação da isenção da taxa no Enem 2025 ou da justificativa de ausência na edição de 2024 não garante a inscrição automática. Todos os interessados precisam acessar a Página do Participante e concluir o processo. Quem esqueceu a senha da conta Gov.br pode recuperá-la seguindo as instruções da plataforma.
Certificação
O Enem 2025 poderá ser usado para certificação do Ensino Médio ou comprovação de proficiência parcial por estudantes com 18 anos ou mais. Para isso, o participante deve manifestar essa intenção no momento da inscrição.
Para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, é preciso atingir o mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Inscrição simplificada
Nesta edição, estudantes concluintes da rede pública contam com inscrição pré-preenchida. Basta acessar a Página do Participante, confirmar os dados, escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e concluir o processo. O sistema não emitirá boleto para esses participantes, mesmo que eles não tenham solicitado isenção.
Pará
O MEC, por meio do Inep, realizará o Enem 2025, de forma excepcional, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender ao público desses municípios, em função dos impactos logísticos relacionados à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense, no período da aplicação regular do exame.
Quem pretende fazer o Enem em 9 e 16 de novembro e reside em alguma dessas cidades ainda pode optar por realizar as provas na aplicação regular. Para isso, é necessário optar por outro município de aplicação no momento da inscrição.
Pé-de-Meia
O programa Pé-de-Meia prevê uma parcela bônus de R$ 200 para os estudantes do último ano do Ensino Médio que realizarem os dois dias de provas do Enem 2025, paga após a conclusão da etapa. Todos os participantes do Pé-de-Meia tiveram direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025.
Taxa
A taxa de inscrição no valor de R$ 85 (para quem não é isento) deve ser paga até 18 de junho. É possível pagá-la por boleto (gerado na Página do Participante); Pix; cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Orientações
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Arraiá do Comércio abre, neste sábado, os festejos juninos em Feira de Santana
É o início da grande maratona do forró que, anualmente, movimenta Feira de Santana, encerrando-se no São Pedro
O fole vai começar a roncar a partir das 10h da manhã deste sábado (7), em mais uma edição do Arraiá do Comércio, montado na Praça Bernardino Bahia, que se estenderá até o dia 15. A programação musical será realizada diariamente até as 22h. É o início da grande maratona do forró que, anualmente, movimenta Feira de Santana, encerrando-se no São Pedro.
O palco já está montado há dias, o grande salão ganhou decoração com motivos juninos — como as tradicionais bandeirolas coloridas — e as barracas aguardam os empreendedores que venderão produtos típicos do período. O forró terá como aliado o friozinho que começa a chegar, convidando todos a rodopiar pelo salão.
Promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), o Arraiá do Comércio abre oficialmente os festejos juninos no município, que contará ainda com arraiás nos distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu e Jaguara (no São João), além de Bonfim de Feira, Jaíba e Humildes (no São Pedro).
Além do forró, o evento contará com dezenas de barracas montadas sob toldos, oferecendo comidas e bebidas típicas da rica, variada e saborosa gastronomia junina, como bolos, doces, licores de vários sabores, milho cozido ou assado e seus derivados, como a pamonha.
Pelo palco, passarão forrozeiros e trios nordestinos locais — uma iniciativa voltada à valorização dos artistas da terra, que terão uma vitrine privilegiada para mostrar seus talentos e, quem sabe, deslanchar ou consolidar suas carreiras na música nordestina. O espaço é amplo, e a principal estrela será ela: a sanfona — seja de oito ou de 120 baixos.
O Arraiá está pronto para receber, com conforto e segurança, milhares de pessoas todos os dias. O espaço foi planejado para acolher quem busca diversão no mês mais esperado do ano, que desperta a alegria contagiante dos sertanejos. Dançar forró é uma das mais genuínas manifestações da cultura regional.
A Prefeitura de Feira de Santana apoia o evento por meio da atuação direta das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esporte e Lazer; Serviços Públicos; da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito); e da Secretaria de Prevenção à Violência, com o suporte da Guarda Civil Municipal.
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), confirma o lançamento oficial do Ita Pedro 2025 para quarta-feira, dia 7, às 19h, no Shopping Jequitibá.
O evento marca o pontapé inicial para a edição 2025 da festa, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho, consolidando-se mais uma vez como o maior São Pedro do Brasil. No lançamento, serão reveladas as atrações musicais do evento que movimenta a cidade e atrai multidões de toda a região.
O Ita Pedro é um dos maiores eventos juninos do interior da Bahia, sendo um espaço de valorização da cultura nordestina, fomento à economia local e fortalecimento do turismo em Itabuna.
A FICC convida toda a imprensa, autoridades, parceiros e a população para este momento especial que inicia oficialmente a contagem regressiva para o Ita Pedro 2025.
De 26 a 29 de junho, Itabuna será o palco da alegria, da tradição e da cultura. E tudo começa no dia 7 de maio!
A Prefeitura de Itabuna anunciou na quinta-feira passada, dia 2, através dos perfis oficiais nas redes sociais, a primeira atração confirmada do Ita Pedro – Melhor São Pedro do Brasil. O cantor Natanzinho Lima será uma das estrelas do evento em 2025, prometendo agitar o público com seus sucessos e muita animação.
Com a revelação do primeiro nome da grade, a expectativa para o Ita Pedro 2025 só aumenta. O evento, que já se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, promete mais uma edição marcada por grandes shows, estrutura de qualidade e valorização da cultura nordestina.
Nos próximos dias, novas atrações devem ser divulgadas. A festa é promovida pela Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), e será realizada de 26 a 29 de junho, na Arena Zé Cachoeira.
A Prefeitura de Senhor do Bonfim iniciou nesta segunda-feira (5) as ações alusivas à campanha Maio Laranja, com uma programação especial na Praça Nova do Congresso, reforçando a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação contou com apresentação cultural das crianças atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), colocação das flores, que são tema da campanha, na praça; falas de autoridades e o hasteamento da bandeira da campanha.
O prefeito Laércio Júnior participou da abertura e destacou a importância do engajamento coletivo. “Nosso maior compromisso é proteger nossas crianças e adolescentes. Essa campanha é um alerta para que todos estejam atentos e dispostos a denunciar qualquer violação de direitos”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Taciane Granja, reforçou o papel da sociedade. “A campanha é de todos. Precisamos do envolvimento de cada cidadão para mudar essa realidade e garantir um ambiente seguro para nossas crianças”.
Já a servidora do CREAS, Rozilda Pereira, convocou a comunidade a participar ativamente. “Dizer sim ao Maio Laranja é dizer sim à vida, ao cuidado e ao respeito com nossas crianças e adolescentes. Contamos com o apoio de todos”.
Programação
Durante todo o mês, a campanha levará ações educativas às escolas, decorações temáticas e mobilizações públicas, com foco especial no dia 18 de maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
As políticas são voltadas, em especial, a populações mais vulneráveis e historicamente expostas a lacunas educacionais O Ministério da Educação (MEC) trabalha para garantir os direitos educativos dos brasileiros em todas as etapas e as modalidades de educação. Nesta gestão, a pasta lançou pactos nacionais pela recomposição das aprendizagens e pela superação do analfabetismo, que objetivam lidar com dificuldades de aprendizagem e promover a progressão dos estudantes em suas trajetórias escolares , tanto na educação básica quanto na educação de jovens e adultos (EJA . As políticas são voltadas, em especial, a populações mais vulneráveis e historicamente expostas a lacunas educacionais, e foram concebidas em colaboração c om estados e municípios e em articulação intersetorial.
Instituído em março deste ano, o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens ser á implementado na educação básica , ofertando assistência técnica e financeira para apoiar as redes de ensino na execução de seus planos de recomposição. Os principais resultados esperados incluem a redução das desigualdades educacionais ; a recomposição das aprendizagens essenciais, especialmente em leitura, escrita e matemática ; e o fortalecimento das redes de ensino para enfrentar desafios futuros.
Leia mais: Decreto institui Pacto pela Recomposição das Aprendizagens
Nos últimos anos, a pandemia da covid-19, a falta de acesso à internet e outros desafios somaram-se a problemas estruturais da educação brasileira. O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens nasceu com a missão de garantir que todos os estudantes tenham a chance de aprender, recompondo o que foi perdido devido a esses desafios e avançando nos estudos com qualidade.
Para isso, está organizado em cinco eixos estruturantes, que orientam as ações de recomposição das aprendizagens: organização do currículo , priorizando competências essenciais para a progressão da aprendizagem ; implementação de ciclos formativos e diagnósticos contínuos das defasagens, garantindo intervenções pedagógicas assertivas ; m ediações e estratégias pedagógicas para favorecer a progressão do aprendizado ; capacitação contínua de professores e gestores ; e desenvolvimento e distribuição de recursos didáticos acessíveis para apoiar o ensino e a aprendizagem.
O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens está integrado a outras iniciativas do MEC, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) , pacto interfederativo que garante a alfabetização de todas as crianças na idade certa ; o programa Escola das Adolescências , que trabalha pela proteção das trajetórias escolares nos anos finais do ensino fundamental, garantindo permanência e sucesso dos estudantes; o programa Escola em Tempo Integral , volta do à expansão da jornada escolar para aumentar o tempo de aprendizado e o engajamento dos estudantes ; e o programa Escolas Conectadas , que invest e no fortalecimento da infraestrutura digital e da conectividade nas escolas para apoiar a recomposição das aprendizagens.
Pacto EJA – Lançado em 2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos ( Pacto EJA ) inova ao combater o analfabetismo, aumentar a escolaridade e expandir as matrículas na EJA nos sistemas públicos de ensino. O MEC prevê um investimento de R$ 4 bilhões no programa, até o fim da atual gestão. Com uma estratégia integrada, o Pacto EJA articula programas d o próprio ministério, entre o MEC e outras pastas e em conjunto com outros entes federativos, a sociedade civil, o setor produtivo, organismos internacionais e movimentos sociais.
Em quatro anos, o Pacto EJA tem como metas alcançar, em todas as unidades da federação e seus 5.570 municípios, 900 mil estudantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA); 100 mil jovens de 18 a 29 anos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ( Projovem ); 540 mil estudantes beneficiários do Pé-de-Meia EJA; 190 mil estudantes do sistema prisional; 10 mil alunos de formação inicial da Universidade Aberta do Brasil na disciplina de EJA; 60 mil educadores populares formados; e três mil escolas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-EJA).
No lançamento do programa, ocorrido em junho de 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, contextualizou que a EJA “é um dos maiores desafios da política educacional brasileira” e apontou dois grandes desafios integrados: “estancar o processo de analfabetismo e, ao mesmo tempo, melhorar os índices de anos de estudo com conclusão da educação básica”.
“Foram estes dois desafios que nos levaram à construção do Pacto de Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Queremos , por meio do Pacto , atacar essas duas frentes: analfabetismo e baixa escolaridade. E, nos dois casos, vamos lutar para que isso se dê, o quanto for possível, integrado à educação profissional”, afirmou o ministro, na ocasião.
A apresentação de uma política integrada e intersetoria l , voltada aos diferentes públicos de EJA, somou -se ao anúncio de ações e investimentos na área. Entre eles, está a publicação do Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático ( PNLD ) /EJA, depois de uma década sem livro didático para a modalidade ; e a construção do CadEja , um sistema integrado, com colaboração dos ministérios da Saúde , dos Direitos Humanos e do Trabalho para monitorar a demanda por turmas de EJA e alimentar as redes com as informações produzidas.
O balanço da festa contabilizou também 13 foragidos localizados pelo Reconhecimento Facial e redução de 36% nos furtos e roubos
A tradicional Micareta de Feira de Santana não teve registro de crime grave contra a vida pelo segundo ano consecutivo. Cerca de 915 mil baianos e turistas participaram do evento, encerrado na madrugada desta segunda-feira (5). Pouco mais de 7 mil policiais, peritos e bombeiros foram empregados em ações preventivas e de resgate.
A festa contabilizou uma redução de 36,9% no número de furtos, saindo de 214 para 137 casos, e de 12,5% roubo, com registro de sete casos. Também foi registrada queda de 83% nos casos de Lei Maria da Penha.
Treze foragidos da Justiça acabaram captados pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial e foram presos por equipes das Polícias Militar e Civil. Os presos eram procurados por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, violência doméstica, receptação, roubo, furto e dívida de alimentos.
Seis pessoas foram presas em flagrantes e 12 Termos Circunstanciados de Ocorrência foram lavrados pelas equipes.
Planejamento
A Micareta contou com esquema especial da Segurança Pública com mais de 7 mil profissionais das Forças Estaduais da Segurança. A Solução de Contagem de Público e câmeras inteligentes do Reconhecimento Facial auxiliaram o trabalho das equipes.
Nos oito Portais de Abordagem, as equipes policiais contaram com mais de 400 Terminais Móveis de Comunicação, facilitando a troca de informações entre as forças policiais. Detectores de metais também foram empregados para impedir acesso de objetos que pudessem oferecer risco ao folião.
Especialistas da SSP também atuaram no Centro Integrado de Inteligência (CIISP) e no Centro a integrado de Comando e Controle (CICC) instalados no circuito da folia.
Os 12 anos de pontificado do Papa Francisco entrarão para a história como um marco para a Igreja Católica Apostólica Romana e, ainda, como um momento forte a ser estudado pelas diversas áreas do conhecimento e especialistas, pois, o Papa Francisco, à medida que se comunicava com a Igreja (ad intra), dialogava com o mundo (ad extra). O seu pontificado foi uma contínua bênção urbi et orbi e um verdadeiro aggiornamento da Igreja na modernidade, pois Francisco não tirava os olhos do Concílio Ecumênico Vaticano II. As palavras do Papa Francisco, com sua metáfora própria e sua linguagem próxima, tocavam os corações e as consciências, por isso atingiam a todos e a cada um. Longe de um estilo rebuscado e de uma linguagem prolixa, Francisco trouxe a Teologia para o alcance de todos, trouxe o Mistério para perto da vida, fez a pessoa redescobrir Deus no cotidiano, através da insistente pedagogia e cultura do encontro. As lições deixadas pelo Papa Francisco, não foram os monumentos. Além do seu ensino através do magistério ordinário, Francisco deixou, como expressou um pastor protestante, a grande lição das pegadas de seus sapatos que percorreram estradas, que pisaram nas lamas e cruzaram continentes. Por isso, o Papa Francisco foi um profeta para Igreja e para o mundo, uma voz eloquente contra as guerras, um grito solene a favor da vida. Francisco é profeta universal, é patrimônio da humanidade! Agora, é difícil voltar atrás. Só se caminha para frente: diálogo e cultura da sinolidade são herança irrenunciáveis. Por isso, é significativo o seu sepultamento na Igreja de Santa Maria Maior: é a expressão conclusiva de um projeto pastoral de uma igreja em saída, ao encontro de todos, de portas abertas, presente no mundo. Portanto, Francisco será conhecido como o papa dos pobres, do diálogo, o papa da fé, o papa da esperança, o papa do caminho. Como a Igreja caminha e continua a sua missão no mundo, o conclave bate à porta. Por mais especulação que se faça, o raciocínio [do conclave] é sempre do teto acima e não do teto abaixo. É uma ação do Espírito Santo presente em nossa humanidade. O Conclave, lembra o Prof. Luís Eugênio e Souza, “é uma celebração religiosa em que, mediante orações, se busca ouvir aquilo que o Espírito Santo quer indicar para a Igreja. Um Conclave sintetiza bem o mistério da união entre os dois elementos que formam a Igreja, isto é, o elemento humano e o elemento divino”. Por isso, como amei o Papa Francisco, na fé e na comunhão da Igreja, já amo aquele que o Espírito, através do conclave, indicar; porque, todos em união com o Papa, no vínculo da paz, do amor e da unidade, a Igreja inteira (cf. LG 23) é convidada a escutar a sua voz como aquela que ressoa a voz de Cristo, o Bom Pastor.