Publicidade
Rede11
Início Site

Prefeito envia condolências ao governador Ronaldo Caiado

0

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, prestou solidariedade à família do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pela perda do filho Ronaldo Ramos Caiado Filho, de 40 anos, que morreu nesse domingo (3). O governador tem laços familiares com Feira de Santana, pois é casado com a feirense Maria das Graças Landim de Carvalho Caiado.

“Não há palavras que possam confortar momento de tamanha dor. Só Deus pode iluminar o caminho da superação e Ele não deixará de amparar um homem de tanta religiosidade e fé como V. Exa. Em nome do povo da Feira de Santana, terra onde sua família tem raízes, lamentamos demais a sua perda”, afirmou o prefeito em mensagem enviada ao governador.

Ronaldo Caiado recebeu a informação da morte do filho quando participava de uma das missas de encerramento da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Ele estava com a primeira-dama, Gracinha Caiado, e saiu às pressas antes do fim da celebração.

Sofrência marcou presença no São Pedro de Humildes

0

Multidão em sintonia com os artistas cantava trechos das músicas.

O público compareceu em cheio na última noite do São Pedro de Humildes neste sábado, 2. A festa foi agitada pelos ritmos do tradicional forró nordestino e também do arrocha.

A temperatura mais baixa foi propícia aos casais dançarem bem agarradinhos ao som da sofrência marcada por Naldinho. O cantor animou o público que, com o celular nas mãos, registrava cada momento da festa. Ao entoar cada canção, a multidão cantava junto trechos das músicas. E teve até coreografia ao tocar a música “Coração Cachorro”.

Curtindo a sofrência nos intervalos entre um cliente e outro, Diana Ferreira, conhecida como “blogueirona”, tirava uma grana extra vendendo bebidas enquanto aproveitava a festa. A vendedora considera que o festejo foi um grande sucesso.

No local enfeitado por bandeirolas, era possível encontrar todo tipo de alimento. Desde bebidas, coquetéis, espetinho, cachorro quente, queijo coalho assado na brasa e, claro, o típico licor.

A noite festiva em Humildes ainda contou com as apresentações de Márcio Alves, Menina Faceira e Neném do Acordeon.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, destaca que os festejos impulsionam a economia local, proporcionando uma renda extra aos moradores da região. 

“Em poucos dias conseguimos organizar os festejos juninos este ano com dez dias de festa em cinco distritos. Só neste sábado [2] foram, no total, 12 shows nos três distritos. Tivemos a presença marcante dos artistas do município valorizando a cultura regional e o aquecimento da economia neste momento de retomada. A presença das famílias nos festejos foi característica em todos os distritos”, avalia Jairo Carneiro. 

O São Pedro de Humildes teve a segurança garantida pela Guarda municipal e Polícia Militar, além da organização por parte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Inspetores da Vigilância Sanitária fizeram orientações aos comerciantes a fim de prevenir riscos à saúde.

Audiência pública presencial para elaboração da Lei Orçamentária nesta terça

0

Comunidades de Jaguara e Ipuaçu poderão apresentar sugestões à administração municipal.

As audiências públicas para elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA, exercício de 2023, começam nesta terça-feira, 5, de modo presencial. Pela manhã, a partir das 9h, o encontro com a comunidade vai ocorrer em Jaguara, no Clube Polivalente.

Já à tarde, às 15h, a comunidade do distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) é convidada a participar da audiência pública na Creche Maria de Lourdes Almeida Machado.

Conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, na quarta-feira, 6, será a vez dos moradores dos distritos de Bonfim de Feira e Maria Quitéria (São José) participarem da elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual. Os encontros vão ocorrer às 9h e às 14h, respectivamente.  

Representantes de classe, associações da sociedade civil e organizações não-governamentais poderão também contribuir com sugestões acessando o site da Prefeitura de Feira (feiradesantana.ba.gov.br).

Veja o cronograma:

05/07 (terça-feira)

9h – Distrito de Jaguara
Clube Polivalente – sede do distrito

5h – Distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu
Creche Maria de Lourdes Almeida Machado

06/07 (quarta-feira)

9h – Distrito de Bonfim de Feira
Colégio Municipal Álvaro Pereira Boaventura

14h – Distrito de Maria Quitéria – São José
Sede do CRAS – Rua Padre Epifânio, nº 06

07/07 (quinta-feira)

9h – Distrito de Tiquaruçu
Mercado Municipal de Tiquaruçu

15h – Distrito de Matinha
Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite

08/07 (sexta-feira)

9h – Distrito de Humildes
Biblioteca Municipal

15h – Distrito de Jaíba
Colégio Municipal Ambrósio Bispo de Araújo

12/07 (terça-feira)

8h30 – Regiões Administrativas I, II e III (Sede) Auditório da Secretaria Municipal de Saúde


14h30 – Regiões Administrativas IV e V (Sede) Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Procura por exame da Covid-19 aumenta em 64% em Feira de Santana

0

Somente este ano já foram realizados 43.878 exames

A procura pela realização do exame para o diagnóstico da Covid-19 aumentou 64% em Feira de Santana. Em maio foram realizadas 1.741 coletas enquanto em junho 2.860. Somente este ano foram feitos 43.878 exames.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, atribui esse aumento ao relaxamento da população com os cuidados de prevenção contra a doença e a chegada do inverno, que facilita na proliferação do vírus e de casos de síndromes respiratórias.

“Toda a rede de saúde está intensificando a testagem para rastreamento e quebra da cadeia de transmissão do vírus, sempre orientando a população sobre os cuidados e as medidas de prevenção contra a doença”, afirma a coordenadora.

As pessoas que apresentarem sintomas gripais ou da Covid-19 devem se dirigir a uma unidade de saúde, onde será avaliada. O exame RT-PCR pode ser feito nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas sete policlínicas municipais. O serviço é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde todos os dias, das 7h às 19h.

Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) são realizados o teste de antígeno – também colhe amostra nasal. O resultado é entregue em 15 minutos.

RESULTADO DO EXAME POR TELEFONE

Pessoas que realizaram o exame de diagnóstico da Covid (RT-PCR) podem obter o resultado através dos números (75) 3612-6613, 3612-6641 e 3612-6654, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A orientação é de que o paciente entre em contato a partir de três dias da coleta da amostra – em alguns casos o órgão liga informando o resultado.

Se preferir, o paciente também pode indicar qualquer pessoa da sua confiança para retirar o laudo do exame na recepção da secretaria, localizada na avenida João Durval Carneiro. Neste caso, mediante a apresentação do documento de identidade do paciente. Vale destacar que as pessoas com suspeita da doença não devem ir buscar o documento.

Quase 10 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva em Feira

0

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir contra a raiva e manter os animais saudáveis. Somente neste ano, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vacinou 8.975 animais – foram 5.726 cães e 3.249 gatos.

Entre abril e junho, a equipe do CCZ percorreu os postos de saúde dos bairros vacinando cães e gatos saudáveis, acima de três meses.

“Foi uma estratégia bastante positiva. A população aderiu a nossa ação e conseguimos vacinar um volume de animais antes do início da campanha de vacinação. Sempre destacamos que os imunizantes usados são seguros e eficazes”, afirmou a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode atingir animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e evolui de forma rápida.

CCZ vacinou 5.726 cães e 3.249 gatos entre abril e junho.

Secretaria de Educação em horário reduzido nesta sexta-feira, 1º

0

Atendimento ao público será ininterrupto até as 13h

O expediente na Secretaria de Educação (Seduc) será até as 13 horas nesta sexta-feira, 1º. O atendimento ao público acontecerá de forma ininterrupta, funcionando também durante o horário de almoço.

No período da tarde, o equipamento municipal estará fechado para desinfecção de rotina. As atividades voltam normalmente na segunda-feira, 4.

Inscrições abertas para cursos de defesa pessoal e funcional para mulheres

0

Estão abertas as inscrições para os cursos de defesa pessoal e treinamento funcional para as mulheres. As interessadas podem fazer a inscrição através do site da Prefeitura de Feira (feiradesantana.ba.gov.br) ou Instagram (@smpm.fsa). No total estão sendo disponibilizadas 80 vagas.

Os cursos são gratuitos e ofertados por meio da Secretaria Extraordinária de Política para as Mulheres. Vale destacar que as aulas serão ministradas duas vezes na semana por profissionais especializados na área, nos turnos matutino e vespertino.

“A finalidade dos cursos é proporcionar para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade a oportunidade de cuidar do corpo e da mente de forma gratuita, além de contribuir para melhor qualidade de vida”, ressalta a secretária da pasta, Gerusa Sampaio.

Mais informações podem ser obtidas pelos números: Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria – Whatsapp (75) 3616-3433 ou Secretaria de Políticas para as Mulheres (75) 3602-8675 (75) 9 9820-7152.

Del Feliz, Asa Fillho e Neném do Acordeon são atrações contratadas para o São Pedro

0

Festejos vão acontecer nos distritos de Humildes, Bonfim e Jaíba

Tem mais forró neste final de semana, sim sinhô. Del Feliz, Asa Filho, Naldinho, Asas Livres, Raízes do Nordeste, Menina Faceira e Neném do Acordeon estão entre as atrações contratadas pela Prefeitura de Feira para animar o São Pedro nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba. A festa vai acontecer nesta sexta-feira, 1º de julho, e no sábado, 2.

Assim como ocorreu no São João, o fole será animado por atrações regionais que prometem levar muita animação com o tradicional arrasta-pé. Sem dúvidas serão mais dois dias de festejos resgatando os forrós que marcaram épocas. 

Em Humildes, o primeiro dia vai começar ao som do Balanço Gostoso, às 20h. Em seguida sobem ao palco Raylan, Olivan Monteiro e Felipe Aladym.

Ainda na sexta-feira, em Jaíba, a festa está garantida com Wotymar, Lua Cheia, Roquinho do Forró e Cacique Nordestino. Enquanto em Bonfim de Feira estão confirmados Asa Filho, Marrom Glacê, Forró da Casaka e Del Feliz.

Ainda na grade de atrações contratadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), no sábado, 2, o público vai se animar ao som de Márcio Alves, Naldinho, Menina Faceira e Neném do Acordeon, em Humildes.

O segundo dia, em Jaíba, será agitado por Raízes do Nordeste, Júlio César, Asas Livres e Koyote.

Já em Bonfim de Feira,  a festa será encerrada ao som  de Camutiê, Mazinho Venturini, Forrozão do Capitão e Xotenejo.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA, 1°

HUMILDES

20h – BALANÇO GOSTOSO

22h – RAYLAN

00h – OLIVAN MONTEIRO

2h – FILLIPE ALADIN

JAÍBA

20h – WOTYMAR

22h – LUA CHEIA

00h – ROQUINHO DO FORRÓ

2h – CACIQUES DO NORDESTE

BONFIM

20h – ASA FILHO

22h – MARROM GLACÊ

00h – FORRÓ DA CASACA

2h – DEL FELIZ

SÁBADO, 2

HUMILDES

20h – MÁRCIO ALVES

22h – NALDINHO

00h – MENINA FACEIRA

2h – NENÉM DO ACORDEON

JAÍBA

20h – RAÍZES DO NORDESTE

22h – JÚLIO CÉSAR

00h – ASAS LIVRES

2h – KOYOTE

BONFIM

20h – CAMUTIÊ

22h – MAZINHO VENTURINI

00h – FORROZÃO DO CAPITÃO

2h – XOTENEJO

Montagem das estruturas para o São Pedro vai dando forma ao cenário da festa

0

Comemorações em Jaíba, Humildes e Bonfim de Feira nesta sexta e sábado.

O cenário para as comemorações do São Pedro nos distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira vai ganhando forma com a montagem das estruturas. O arrasta-pé vai acontecer nesta sexta-feira, 1º de julho, e no sábado, 2.

A organização da festa está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que, assim como no São João, vai levar atrações regionais para os três distritos com o autêntico forró pé de serra e muito romantismo. Os artistas e bandas foram contratados pela Prefeitura de Feira.

Em Humildes, a montagem da estrutura começou nesta quarta-feira, 29, com a instalação do palco. Bandeirolas já decoram a praça de Jaíba. Em Bonfim de Feira, equipes da Prefeitura também estão empenhadas para deixar tudo pronto para a abertura do São Pedro, na noite desta sexta-feira.

O secretário da pasta, Jairo Carneiro Filho, destaca o empenho da administração municipal em organizar o São João e o São Pedro em curto espaço de tempo, proporcionando ao feirense a oportunidade de vivenciar também as tradicionais festas do período junino.

Assim como no São João em São José e Tiquaruçu, onde registramos as presenças das famílias, crianças e idosos, as comemorações do São Pedro também serão animadas pelo autêntico e tradicional forró“, afirma o secretário pontuando ainda que os festejos ajudam aquecer a economia neste momento de retomada das atividades, além de valorizar a cultura regional.

Audiência eletrônica para elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual a partir do dia 1º

0

As audiências públicas para elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA,  exercício de 2023, vão ocorrer de forma eletrônica entre os dias 1º e 20 de julho. Representantes de classe, associações da sociedade civil e organizações não-governamentais poderão contribuir com sugestões acessando o site da Prefeitura de Feira (feiradesantana.ba.gov.br).

O cidadão também poderá participar das audiências públicas presenciais entre os dias 5 e 12 de julho, conforme consta no cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, que foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, edição do último dia 21.

Veja o cronograma:

05/07 (terça-feira)

9h – Distrito de Jaguara
Clube Polivalente – sede do distrito

15h – Distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu
Creche Maria de Lourdes Almeida Machado

06/07 (quarta-feira)

9h – Distrito de Bonfim de Feira
Colégio Municipal Álvaro Pereira Boaventura

14h – Distrito de Maria Quitéria – São José
Sede do CRAS – Rua Padre Epifânio, nº 06

07/07 (quinta-feira)

9h – Distrito de Tiquaruçu
Mercado Municipal de Tiquaruçu

15h – Distrito de Matinha
Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite

08/07 (sexta-feira)

9h – Distrito de Humildes
Biblioteca Municipal

15h – Distrito de Jaíba
Colégio Municipal Ambrósio Bispo de Araújo

12/07 (terça-feira)

8h30 – Regiões Administrativas I, II e III (Sede) Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

14h30 – Regiões Administrativas IV e V (Sede) Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Google search engine

Últimas