A diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Ana Cecília, destacou a estrutura reforçada da perícia técnica para atuar no Carnaval de Salvador. Com cinco postos distribuídos entre os circuitos oficiais, o órgão trabalha em conjunto com outras forças de segurança para agilizar os exames periciais e garantir eficiência no atendimento às ocorrências.
“O DPT está pronto para atuar na festa junto com as demais forças de segurança. Temos cinco postos distribuídos nos dois circuitos, onde levamos nossos exames periciais para terminar a ocorrência o mais rápido possível, contribuindo com a segurança”, afirmou Ana Cecília.
Além dos postos nos circuitos, o reforço também acontece na sede do DPT e em municípios do interior que recebem festas carnavalescas, como Camaçari, Barreiras, Porto Seguro e Palmeiras.
Novidade nos exames periciais
Uma das principais inovações deste ano é a realização de exames de lesão corporal para vítimas de crimes sexuais diretamente nos circuitos. Segundo Ana Cecília, a medida visa agilizar o atendimento e garantir suporte às vítimas.
“Esse ano temos uma grande inovação, que é trazer o exame de lesão corporal no caso de crime sexual para dois postos: um na Piedade e outro na Ufba. Caso ocorra – e esperamos que não –, a vítima será atendida e liberada o mais rápido possível, garantindo prestígio para a nossa investigação e determinação da autoria do crime”, explicou.
Os postos do DPT também estão localizados ao lado das Centrais de Flagrantes da Polícia Civil, o que facilita a solicitação de exames periciais, como testes para constatação de drogas e lesões corporais.
A integração entre DPT, Polícia Civil, Bombeiros e demais órgãos de segurança reforça a estrutura da festa e busca garantir mais proteção aos foliões.
[15:29, 27/02/2025] Adélia BNews: Carlinhos Brown celebra 40 anos do Axé e exalta força das mulheres: “Elas transformaram a nossa música”
O cantor e compositor Carlinhos Brown abriu oficialmente o Carnaval de Salvador nesta quinta-feira (27), no circuito Osmar (Campo Grande), com uma celebração marcante dos 40 anos do Axé Music. Em coletiva de imprensa, o artista destacou a importância do movimento e fez questão de enaltecer o papel fundamental das mulheres na história do gênero.
“O Axé Music só é o que é porque as mulheres transformaram essa música. Elas chegaram e revolucionaram, mostraram novas possibilidades, abriram caminhos e colocaram a voz delas no centro. Margareth Menezes, Daniela Mercury, Sarajane e tantas outras que trouxeram essa força, essa coragem, e fizeram desse movimento um fenômeno mundial”, afirmou Brown.