Início Bahia Centro de Educação Profissional inaugurado neste sábado garante futuro promissor a jovens...

Centro de Educação Profissional inaugurado neste sábado garante futuro promissor a jovens de Uauá

0
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Publicidade
Google search engine

Inaugurada na manhã deste sábado (9) em Uauá, a nova sede do Centro Territorial do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro marca um avanço para a educação profissional, no município do sertão baiano. Com um investimento de R$ 13,6 milhões do Governo do Estado, a unidade de ensino conta com 16 salas de aula, um escritório criativo, laboratórios de enfermagem e informática, além de um teatro com 200 lugares. O equipamento foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues e amplia as oportunidades de formação e qualificação profissional para cerca de 900 estudantes locais.

O estudante Tomás Almeida acredita que com a nova estrutura fica mais fácil acreditar num futuro melhor. “Agora, temos acesso a ambientes mais adequados para aprender e praticar, seja nas salas de aula, nos laboratórios ou até mesmo no teatro. Estamos muito gratos com o novo centro, pois isso nos dá mais motivação e esperança para buscarmos nossos objetivos profissionais”, disse.

O centro será ampliado e modernizado com a construção de um bloco adicional com oito salas de aula e um campo de futebol society com pista de atletismo. Com um investimento de mais de R$ 12 milhões, essa expansão proporcionará mais recursos para os estudantes da região. Após a conclusão, a unidade receberá os alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora.

De acordo com a Secretária da Educação, Adélia Pinheiro, a formação profissional é um pilar fundamental para oferecer oportunidades concretas de desenvolvimento aos jovens. “Ao investirmos em infraestrutura e qualificação, estamos capacitando nossa juventude para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, contribuindo assim para o crescimento econômico e social de todas as regiões da Bahia”, destacou.

Mais educação e saúde

Ainda em Uauá, o governador participou da inauguração da escola municipal, localizada no bairro Mãe Rainha, e entregou um ônibus escolar rural, com o intuito de facilitar o acesso dos alunos da região à educação.

“É sempre uma alegria trazer uma agenda que contempla benefícios na área de saúde, educação, infraestrutura para cidades do interior. Contemplamos, hoje, não só a sede de Uuaá, mas os povoados distritos, comunidades quilombolas e isso, mostra nosso compromisso com o povo dessa região”, afirmou o governador.

Na área da saúde, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi inaugurada no Bairro Mãe Rainha, além da entrega de uma ambulância, reforçando o compromisso em garantir atendimento de qualidade para a população local.

Outras ações

Outro destaque, foi a entrega de 87 títulos de terra do projeto ‘Bahia Mais Forte Terra Legal’, oferecendo segurança jurídica aos proprietários e impulsionando o desenvolvimento agrícola na região. Além disso, foram distribuídos Certificados de Reconhecimento de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, reforçando a importância dessas comunidades para a cultura e economia local.

Para reforçar a infraestrutura, uma ordem de serviço foi assinada pelo governador para a construção de uma ponte sobre o Rio Vaza Barris, no trecho que liga Uauá à BA-120, dando mais segurando e facilitando o acesso na região.

Ainda foram autorizados processos licitatórios para a pavimentação em trechos de acesso, incluindo o acesso ao Povoado de Caldeirão da Serra, no Distrito de Serra da Canabrava, e ao novo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro. Também foi autorizada a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Uauá, demonstrando o compromisso em melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

Outras iniciativas incluíram a pavimentação em paralelepípedo em ruas do município, a implantação do Projeto Conecta Bahia, que irá implantar redes de internet gratuitas nas praças Da Sé e São João Batista, na sede, além de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Assentamento São Bento.

Repórter: Tácio Nascimento/GOVBA

Publicidade
Google search engine
Artigo anteriorBahia tem média de 50 prisões por dia nos primeiros dois meses de 2024
Próximo artigoCom 175 municípios em epidemia de dengue, Bahia realiza Semana de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui