Início Feira de Santana Museu de Arte Contemporânea recebeu mais de 7 mil visitas em 2023

Museu de Arte Contemporânea recebeu mais de 7 mil visitas em 2023

0
Foto: Reprodução
Publicidade
Google search engine

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) completou 56 anos de existência em 2023. Durante todo o ano, o museu realizou diversas atividades artísticas, educativas e culturais abertas para todos os públicos. Mais de 7 mil visitas foram registradas durante todo o período.

A diretora do MAC, Georgia Pitombo, destacou que o objetivo das atividades foi movimentar o cenário artístico, social e cultural da cidade, além de ampliar os dias de funcionamento do espaço e fomentar a conservação da memória local.

“Fizeram parte de nosso calendário: exposições, músicas, lançamentos de livros, cines debate, rodas de conversas, palestras, oficinas, teatro, dança, projetos, multi linguagens artísticas, além de inúmeras manifestações culturais e ações socioeducativas” pontua.

Entre as atividades realizadas, destacam-se o “Projeto Sábado Difeirenseado”, que levou atividades culturais para as praças e ruas da cidade, e o “27 Anos do MAC”, que celebrou o aniversário do museu com exposições, shows e palestras. “Ambos projetos realizados coletivamente com a Equipe MAC, que visou movimentar o cenário artístico, social e cultural da cidade, tal como ampliar os dias de funcionamento do espaço, bem como fomentar a conservação da memória local para que não se perca de vista a história e a identidade regional da cidade de Feira de Santana”, observa Geórgia.

O MAC também realizou oficinas para estudantes do EJA, com foco na valorização do patrimônio local e das heranças culturais. “Atividades essas movimentaram o cenário local, trouxeram mais visitas, e mais estudantes para o museu. Levamos também o museu à escola, onde realizamos oficinas para estudantes do EJA. Possibilitando a valorização do patrimônio local, das heranças culturais, o fortalecimento de identidade, cultura e cidadania”, acrescenta.

Ao todo, o museu recebeu cerca de 7.106 visitantes em 2023. Ela lembra que foram várias as exposições de sucesso, como: “Ocupação”, “Territórios Visuais”, “Brincantes”, “Viva São João”, “Panorama”, “Feira dos Meus Olhos D’água”, “Entrelinhas”, “Traços de Feira”, “Brasilidades”, “Poéticas Emergentes”, “Ocupação II: Um lugar de pertencimento”.

Outro aspecto destacado pela diretora são as parcerias para realização de projetos, oficinas, cine debates, com destaque de alguns sendo realizados aos sábados à tarde.

Ela lembra no período de recesso de início de ano o museu está passando por reformas estruturais. “Para acolher, melhorar e acessibilizar as atividades para o público. E, em 2024, esperamos poder proporcionar mais diversidade e enriquecer cada vez mais nosso cenário local com cultura, arte e educação”, conclui.

Artigo anteriorDia 12 encerra o prazo extra para vistoria de táxis de Feira de Santana
Próximo artigoCentro de Abastecimento recebe ações de revitalização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui