O Governo da Bahia iniciou o Carnaval 2025 com um forte esquema de saúde e prevenção para garantir a segurança dos foliões. Entre as medidas estão o reforço nos plantões hospitalares, postos de testagem rápida de ISTs, acolhimento a mulheres vítimas de violência e campanhas para doação de sangue.
Entre a abertura oficial do Carnaval e as 7h desta sexta-feira (28), 12 ocorrências nos circuitos precisaram de atendimento hospitalar. Deste total, 11 pacientes foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE) e 1 ao Hospital Eládio Lasserre.
Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE conta com o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergências com grande número de feridos. O local pode receber até 25 vítimas simultaneamente e possui toda a estrutura necessária para um primeiro atendimento eficiente.
Testagem de ISTs e distribuição de preservativos
Os postos de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, montados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já atenderam centenas de foliões em Salvador e Rio de Contas no primeiro dia de Carnaval.
Em Salvador, os postos da Avenida Milton Santos (Ondina) e Avenida Centenário (Barra) realizaram 388 testes. Dentre os resultados:
3 casos positivos para HIV (encaminhados para Profilaxia Pós Exposição – PEP);
35 casos de sífilis, sendo que 12 pessoas iniciaram o tratamento no próprio estande com aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil).
Em Rio de Contas, o posto atendeu 80 pessoas, entre homens, mulheres, um homem trans e uma pessoa não binária. Os testes identificaram:
3 casos de sífilis, com 2 pessoas iniciando tratamento imediato.
Além da testagem, a Sesab realizou a distribuição de 108.900 preservativos, através do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Nesta sexta-feira (28), além de Salvador e Rio de Contas, um novo posto de testagem será aberto em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento.