Início Feira de Santana Comitê de Crise reforça ações de prevenção das ocorrências devido as chuvas

Comitê de Crise reforça ações de prevenção das ocorrências devido as chuvas

0
Foto: Izinaldo Barreto
Publicidade
Google search engine

O Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu na manhã deste domingo (18) para avaliar e reforçar as ações de prevenção e correção que estão sendo executadas pela Prefeitura de Feira de Santana para solucionar os efeitos das chuvas que voltaram a cair de forma intensa no município desde a tarde de ontem (17).

O encontro aconteceu no Paço Municipal Maria Quitéria e foi coordenado pelo prefeito Colbert Filho com a presença de representantes de secretarias municipais. A previsão é de chuva é até a próxima terça-feira (20).

O Comitê de Gerenciamento identificou que em alguns pontos do município há a necessidade de intervenções que demandam alto grau de complexidade e custo elevado, a exemplo do Campo Limpo, Panorama e Baraúnas, além de ações de macrodrenagem em canais e lagoas do município.

“A drenagem é um serviço de alto custo, porém é um investimento necessário. É para essa e outras intervenções que a Prefeitura solicita da Câmara Municipal a aprovação de empréstimo no valor de R$ 160 milhões para aplicar em projetos de drenagem e macrodrenagem no município”, afirma o prefeito.

AÇÕES INTENSIFICADAS

Os trabalhos para correção do sistema de drenagem em bairros com maior registro de ocorrências foram intensificados pela Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA) desde o final de janeiro, quando o município foi atingido por fortes chuvas.

“Estamos substituindo manilhas quebradas, refazendo o rejuntamento das redes, desobstrução com hidrojateamento, limpeza de caixas e bocas de lobo, além da continuidade da vídeo inspeção das redes com uso do robô”, afirma o diretor de Execução de Obras, Ianco Pinho.

Outro problema apontado na reunião são as construções irregulares em cima de canais, o que podem provocar alagamentos. Essas casas serão notificadas pelo Município.

A coordenadora da Defesa Civil, Anna Karolinne Rebouças, destacou que o órgão segue monitorando as previsões de chuvas e enfatiza o compromisso do comitê em atender rapidamente as demandas da população.

“É importante que todos fiquem atentos às previsões e caso necessitem da Defesa Civil entre em contato através do número 156. Também é recomendado que as pessoas evitem o contato direto com a água e em caso de alagamento nas residências desligar as fontes de energia”.

A reunião do Comitê de Crise contou com a participação dos secretários municipais Carlos Brito (Planejamento), Moacir Lima (Prevenção à Violência e Promoções de Direitos Humanos), Eliene Cerqueira (Habitação) e Renata Maia (Comunicação Social).

Ainda compareceram os superintendentes de Operações e Manutenção, João Vianey, e Trânsito, Cleudson Almeida, o presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho, o procurador geral, Augusto Graça Leal, e chefe de Gabinete do prefeito, Fanael Ribeiro.

Publicidade
Google search engine
Artigo anteriorPlano de contingência da Bahia no combate à Dengue é referência nacional, destaca Ministério da Saúde
Próximo artigoPrefeitura de Feira garante vacinação para estudantes durante inauguração de escola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui