A Superintendência de Previdência do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria da Administração, ficou na quarta colocação do 14º Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A cerimônia de premiação será nesta segunda-feira (11), dentro da programação do 22° Congresso Nacional de Previdências, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária é considerado o “Oscar da Previdência” no país. A Aneprem representa 2.100 unidades de Regimes Próprios de Previdência Municipais e Estaduais, espalhados pelo Brasil. A entidade não possui fins lucrativos e tem como objetivo ampliar, promover, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa e técnica dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que gerem os fundos previdenciários dos servidores públicos municipais e estaduais.
A Suprev/Saeb ficou no quarto lugar na categoria Estados e RPPS de grande porte. Participaram regimes próprios de 16 Estados: São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul. Nesta edição, a premiação bateu recorde de inscritos.
A Previdência baiana ficou atrás apenas da Previdência do Estado de Alagoas, que ficou em primeiro lugar; Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (2º lugar); e a Fundação Amazonprev do Estado do Amazonas (3º lugar). As unidades de RPPS inscritas foram julgadas por uma Comissão Avaliadora, que levaram consideração critérios pré-definidos como transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social e governança da inovação.
Um dos projetos inovadores da Suprev é o Simulador de Aposentadoria, lançado em agosto deste ano. Trata-se de uma ferramenta tecnológica que permite o servidor público planejar o seu futuro, conhecendo os diversos cenários para ingresso na aposentadoria. O Simulador fica ancorado no sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado (RH Bahia) e possibilita que os servidores calculem o tempo que falta para se aposentar.
A diretora de Gestão de Benefícios Previdenciários, Joana Costa Pinheiro, receberá o traféu, representando a Suprev/Saeb, na noite desta segunda-feira (11), na cerimônia de premiação no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. O 22° Congresso Nacional de Previdências vai ser realizado até o dia 13, com extensa programação e participação da enviada da Superintendência de Previdência.
“A quarta colocação em uma premiação nacional é muito gratificante para todos os integrantes da Suprev, porque reconhece o trabalho da equipe, fruto de um esforço coletivo que culmina em diversos projetos e ações diárias que viabilizam resultados exitosos. Um prêmio como esse só nos motiva a continuarmos buscando inovações e perseguindo aprimoramento de forma contínua”, comentou a diretora. A Suprev possui mais de 140 mil assegurados e gere um com orçamento previdenciário de cerca de 10 bilhões por ano.
Fonte: Ascom/Saeb