A vacinação contra o HPV protege meninos contra vários tipos de câncer, entre eles o que acomete a região do pênis. Em Feira de Santana, o imunizante é disponibilizado em todas as unidades de saúde da rede municipal, para pessoas entre nove e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacina. Entretanto, a aplicação em menores de 18 é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal.
Segundo a enfermeira referência técnica em saúde do homem, durante este mês, a campanha Novembrinho Azul traz um alerta sobre a importância dessa vacinação e da investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal.
“É uma campanha implementada neste ano, pelo Ministério da Saúde, no qual o foco é promover ações direcionadas à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade,com condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta”, pontuou.
A enfermeira conta também que durante todo o mês, ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação estão sendo realizadas para proteger e prevenir os garotos contra os cânceres de pênis, ânus, garganta e as verrugas genitais.“Tudo é feito de acordo com a idade de cada grupo, tanto a linguagem como o conteúdo são adaptados para cada fase”, explicou.