Início Feira de Santana Feira de Santana terá cursos, exposições e palestras sobre a história da...

Feira de Santana terá cursos, exposições e palestras sobre a história da Bahia e do Cangaço em novembro e dezembro

0
Foto: Rubens Antônio
Publicidade
Google search engine

Entre os meses de novembro e dezembro (2024), diversas atividades culturais serão realizadas em Feira de Santana, através de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura, no município. A programação integra a promoção de cursos, exposições e palestras, com acesso gratuito, dedicados à História da Bahia e do Cangaço.

  • 4 de novembro de 2024 – Início do curso de História da Bahia, coordenado pela professora Marianna Farias.
  • 5 de novembro de 2024 – Início da exposição sobre o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no Mercado de Arte Popular.
  • 6 de novembro de 2024 – Início do curso de História do Cangaço na Bahia, ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho.
  • 7 de novembro de 2024 – Conferência sobre a História da Bahia, especial Feira de Santana, com a professora Antonietta D´Aguiar Nunes, no Casarão Olhos D´Água, às 14h30.

Para os interessados em participar dos cursos de História da Bahia, com coordenação da professora mestra Marianna Farias (a partir de 4 de novembro) e História do Cangaço na Bahia, ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho (com início dia 6 de novembro) as inscrições já podem ser feitas na plataforma sympla (onde também pode ser conferido o cronograma). As aulas serão virtuais, através do Mett e Zoom, com carga horária de 20 horas.

Tema vívido, o Cangaço marca fortemente a história nordestina, conhecido e reconhecido por todas as pessoas. O participante, dentre outros assuntos, irá conhecer a figura de Lucas da Feira e seu bando proto-cangaceiro ou representante acabado do movimento, além de passar pelas dimensões de bandos nas regiões de Brejo do Burgo, Jeremoabo, Jequié, Sento Sé e chegar à maturidade do cangaço lampiônico, no qual o maior número de participantes foi baiano. De acordo com o instrutor Rubens Antonio, saber e entender o cangaço é dispor de uma ferramenta fundamental para conhecermos a Bahia, no que foi e o que é, enfim, saber quem fomos, somos e seremos.

Com aulas ministradas pelas professoras-pesquisadoras Marianna Teixeira Farias e Milena Pinillos Prisco Teixeira, o curso de História da Bahia ainda terá professores-pesquisadores convidados que farão uma análise detalhada dos principais momentos históricos do estado, desde os primeiros tempos coloniais até a Independência e as revoltas populares.

Fonte Acorda Cidade

Publicidade
Google search engine
Artigo anteriorCompras até o dia 31 concorrem ao sorteio de novembro da Nota Premiada Bahia
Próximo artigoMotociclista sofre acidente ao se enroscar em cabos de internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui