Início Bahia Cidade no sul da BA é atingida por enchente após temporal

Cidade no sul da BA é atingida por enchente após temporal

0
Foto: Diego Mascarenhas/Divulgação

A cidade Ipiaú, no sul da Bahia, foi inundada por uma enchente, nesta segunda-feira (26), após o temporal que atingiu a região. O aeroporto também ficou alagado e precisou ser interditado.

A situação surpreendeu moradores antigos do município. Um homem que vive na região há mais de 50 anos disse nunca ter passado por situação semelhante.

“Nunca vi [uma enchente como essa]. Nunca precisei sair da minha casa e hoje vou ter que sair”, relatou.

De acordo com a prefeitura de Ipiaú, 60% do município estava alagado na manhã desta segunda. A inundação teria sido uma consequência do aumento da vazão do Reservatório da Usina da Pedra, conforme explicou a secretária municipal de infraestrutura, Andrea Suzart.

“Com o volume do Rio de Contas aumentado, o rio não está tendo condições de ter essa vazão. O Rio da Água Branca também está subindo e alagando várias ruas no município”, afirmou.

Ainda de acordo com a prefeitura, cerca de 120 famílias estão desabrigadas. Para dar assistência a essas pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Social montou quatro abrigos provisórios na cidade.

“Essas famílias estão sendo assistidas pela assistente social, pela psicóloga do município, além de receber alimentação, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza”, explicou.

Chuvas na Bahia

Na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, diversas ruas ficaram inundadas e famílias tiveram as casa alagadas no fim de semana.

O teto de uma igreja que fica no distrito de Lages do Batata, na zona rural de Jacobina, desabou. Não havia ninguém no local no momento do desabamento. As vigas de sustentação das telhas não resistiram ao peso da água e caíram, levando junto parte de uma parede.

A Defesa Civil fez vistorias pela cidade e informou que vias foram obstruídas pela água na região central da cidade. Apesar disso, os danos foram apenas materiais, não havendo danos estruturais. Também não foi necessário a retirada de famílias de suas casas.

No sudoeste do estado, parte da cidade de Jequié ficou debaixo d’água após o rio Jequiezinho transbordar no domingo (25).

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou, por meio de nota, que o Reservatório da Usina da Pedra, localizado na região de Jequié, recebeu um volume de água expressivo sendo necessário, para o controle de cheia do reservatório, aumentar a vazão para 2.000m³/s a partir deste domingo.

Ainda na nota, a Chesf detalhou que o Reservatório da Pedra atingiu 84,98% de seu volume útil no sábado (24) e recebeu média diária de 2.960 m³/s.

Fonte G1 Bahia

Artigo anteriorChuva na Bahia: Governador eleito Jerônimo Rodrigues sobrevoa distrito onde nasceu; região é uma das mais afetadas
Próximo artigoAdolescente é baleada durante operação policial na Região Metropolitana de Salvador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui