Uma advogada criminalista foi morta a tiros após ter a casa onde morava invadida por homens armados na manhã desta segunda-feira (24), na cidade de Ipiaú, no sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil, Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 50 anos, conhecida como Gal Barbosa, chegou a tentar fugir, mas foi alcançada e morreu a poucos metros do imóvel. Os suspeitos fugiram após o crime.
O caso aconteceu na rua Francisco José de Souza, no bairro Senhora Aparecida, e é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Ipiaú. Ainda não se sabe o que pode ter motivado o assassinato.
Nas redes sociais, onde era seguida por 14,6 mil pessoas, Gal Barbosa se definia como criminalista, especialista em júri popular e pós-graduada em Direito Penal. A advogada ainda era mestre em Direito do Trabalho e presidente da Comissão Especial de Direito dos Animais de Ipiaú.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/q/AWwyvZRaiCfQwip0e8zg/foto-no-tamanho-home-11-.jpg)
Advogada criminalista é morta a tiros após ter casa invadida por homens armados na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) manifestou profundo pesar e indignação pela morte da profissional e disse que o caso está sendo acompanhado pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da instituição, Victor Gurgel.
De acordo com a OAB-BA, Victor Gurgel encaminhou o caso à Procuradoria Jurídica e de Prerrogativas da Seccional para que providências sejam adotadas.
A instituição disse ainda que solicitará à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) celeridade na apuração do crime e designará um representante para acompanhar as investigações. O presidente da OAB Ipiaú, Paulo César Júnior, também está acompanhando o caso desde cedo.