Início Bahia Mais 60 canetas do medicamento Monjauro são apreendidas no aeroporto de Salvador

Mais 60 canetas do medicamento Monjauro são apreendidas no aeroporto de Salvador

0

Mais 60 canetas do medicamento Monjauro foram apreendidas na noite de quinta-feira (20), no Aeroporto de Salvador.

Segundo a Receita Federal, o material estava com um passageiro brasileiro, de 29 anos, que estava em um voo que saiu de Londres, na Inglaterra e tinha como destino Goiânia, em Goiás.

É a segunda apreensão do medicamento que a Receita Federal fez em um período de 10 dias, na capital baiana. No dia 10 de março, um passageiro foi encontrado com 100 canetas de Mounjaro, escondidas embaixo da roupa.

Mais 60 canetas do medicamento Monjauro são apreendidas no aeroporto de Salvador — Foto: Receita Federal

Mais 60 canetas do medicamento Monjauro são apreendidas no aeroporto de Salvador — Foto: Receita Federal

O medicamento injetável tem como princípio ativo a Tirzepatida, e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um tratamento específico para o diabetes tipo 2. Contudo, como ele também atua em hormônios relacionados à digestão e à saciedade, muitas pessoas buscam a substância com o objetivo de perder peso.

A comercialização de Mounjaro dentro do mercado brasileiro é proibida e a importação só pode ser feita por pessoa física, mediante receita médica.

De acordo com a Receita Federal, o crime foi descoberto após a bagagem do homem passar pelo equipamento de scanner. Assim como na apreensão anterior, o passageiro informou que as canetas de Mounjaro foram compradas em Londres.

Na quinta-feira (20), canetas de Mounjaro e Ozempic foram apreendidas em uma clínica particular, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

No dia 10 de fevereiro, a Receita Federal também apreendeu, no Aeroporto de Salvador, 681 caixas vazias de embalagens do mesmo medicamento e que tinham sido produzidas no Reino Unido.

O órgão informou que fará representação ao Ministério Público Federal (MPF) para dar encaminhamento à investigação criminal.

Artigo anteriorMinistro do STJ faz piada com ‘agilidade’ de baianos durante sessão e governador pede respeito: ‘não aceitarei que tentem reduzir’
Próximo artigoCerca de 150 kg de carne de abate clandestino são apreendidos no sul da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui