Início Bahia Volume de serviços na Bahia obtém crescimento em setembro

Volume de serviços na Bahia obtém crescimento em setembro

0
Foto: Divulgação

O volume de serviços na Bahia em setembro de 2022 cresceu 1,0%, na comparação com agosto de 2022, na série com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta quarta-feira (16) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.

O volume de serviços na Bahia avançou 4,8%, em relação ao mês de setembro do ano anterior. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,5%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Seguidas pela atividade de Serviços prestados às famílias (7,3%). Depois, Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,3%). Por outro lado, Outros serviços (-19,1%) e Serviços de informação e comunicação (-4,9%) contribuíram negativamente.

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume avançou 8,2%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias (42,1%). E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 6,8%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias (44,7%).

A receita nominal de serviços na Bahia cresceu 12,7% em relação ao mês de setembro ano anterior. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (21,5%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Seguidas pela atividade de Serviços prestados às famílias (16,3%). Depois, Serviços profissionais, administrativos e complementares (12,7%). Por outro lado, Outros serviços (-11,8%) e Serviços de informação e comunicação (-5,8%) contribuíram negativamente.

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita nominal avançou 20,1%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias (50,8%). E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 17,9%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias (53,2%).

Volume das atividades turísticas

Em setembro de 2022, o índice de volume das atividades turísticas no Brasil cresceu 0,4% frente ao mês imediatamente anterior, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,2%. E, a Bahia caiu 1,3%.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de setembro do ano anterior, o Brasil cresceu 22,5%, 18ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, pelo aumento na receita de empresas que atuam em transporte aéreo; locação de automóveis; restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros. Nessa análise a Bahia seguiu o mesmo comportamento e cresceu 8,0%.

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume da Bahia avançou 31,1%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 34,3%.

Em relação a receita nominal das atividades turísticas na Bahia, caiu 1,3%, frente ao mês imediatamente anterior. Expandiu 23,5% em relação a setembro de 2021. No acumulado de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, avançou 55,8%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 57,1%.

Fonte: Ascom/SEI

Artigo anteriorDurante velório, família descobre que corpo de diarista foi trocado em necrotério
Próximo artigoCaminhada “Feira Unida contra Dengue” sensibiliza moradores do Tomba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui