Início Feira de Santana Vacinação de crianças de 3 e 4 anos é suspensa por desabastecimento...

Vacinação de crianças de 3 e 4 anos é suspensa por desabastecimento do Ministério da Saúde

0
Google search engine

O estoque da vacina CoronaVac está zerado.

A vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 está totalmente suspensa em Feira de Santana devido a falta de abastecimento da vacina CoronaVac, por parte do Ministério da Saúde. O município aguarda uma nova remessa, mas até o momento não há previsão de chegada de novas doses. A vacina é recomendada para aplicação nesta faixa etária.

Até o último dia 17, a vacinação seguia somente com aplicação da segunda dose. Agora, o estoque da CoronaVac está zerado. “Estamos enfrentando um problema nacional de desabastecimento”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia. 

Em Feira apenas 1.438 crianças nesta faixa etária foram imunizadas. O índice é considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde, que estima vacinar 16 mil crianças de 3 e 4 anos. 

A Prefeitura de Feira destaca que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, continua normalmente, uma vez que utiliza a vacina de outra farmacêutica. Até o momento, foram imunizadas 64.041 crianças entre 5 e 11 anos. 

Também segue normal a aplicação da vacina em adolescentes (de 12 a 17 anos), adultos e idosos. Já a aplicação da quarta dose continua destinada para pessoas com 40 anos ou mais, além de trabalhadores da Saúde, que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses. A ampliação do público-alvo depende do abastecimento de doses feito pelo Ministério da Saúde. 

Em Feira de Santana, 572.583 pessoas tomaram a primeira dose contra a Covid. Do total, 522.191 receberam a segunda aplicação, 312.226 a terceira e 78.072 a quarta dose. 

Para receber a vacina é preciso, além de estar no período ou faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, apresentar o RG, CPF, cartão do SUS, caderneta de vacinação (com registro das três doses) e comprovante de residência. 

Vale destacar que crianças e adolescentes só podem ser vacinados na presença dos pais ou de um adulto responsável legal. Para isso, é obrigatório apresentar o cartão SUS, CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação. 

De segunda a sexta-feira a aplicação das doses é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), localizadas nas zonas urbana e rural. 

Confira os locais e horários de vacinação: 

A aplicação da vacina acontece nas Unidades de Saúde da Família da sede CSU, Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo Limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI – I e II, Panorama I e II, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, Expansão do Feira IX-I, Viveiros, Feira X-III e IV, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. 

Também é realizada a vacinação em todas as Unidades de Saúde da Família dos distritos: Alecrim Miúdo, Alto do Rosário 1 e 2, Bonfim de Feira, Candeal, Fulô, Galhardo, Jenipapo, Humildes 1, Humildes 2, Ipuaçu, Jaguara 1 e 2, Jaíba, Limoeiro, Mantiba, Matinha, Pé de Serra, Rosário, São Cristóvão, São José 1 e 2, Tanquinho de Humildes, Terra Dura e Tiquaruçu, das 8h às 16h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cassa, Caseb I, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira, Serraria Brasil e Subaé a imunização acontece das 8h às 17h. 

Artigo anteriorServiço de fisioterapia realizou mais de 12,5 mil atendimentos neste ano
Próximo artigoFeirenses homenageiam os 200 anos da pátria brasileira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui