Início Bahia SJDH participa de Semana da Valorização das Escolas: Combate ao bullying e...

SJDH participa de Semana da Valorização das Escolas: Combate ao bullying e outros temas são discutidos com estudantes

0
Fotos: Ascom/ SJDH
Publicidade
Google search engine

A reflexão sobre o cotidiano é uma das ferramentas que contribuem para a formação de uma consciência histórico-crítica em cidadãos e cidadãs, preparando-os para a convivência no espaço público, para agir com atenção aos seus direitos e deveres, respeitando todas e todos, sem discriminação. Esta foi a perspectiva da formação sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, realizada hoje (11), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador. A atividade para estudantes do ensino médio discorreu sobre bullying, racismo, direitos de grupos prioritários e outros tópicos que se ligam as suas próprias vivências na escola e na sociedade.

A palestra foi ministrada pela ouvidora da SJDH e educadora, Luciete Duarte, que utilizou uma metodologia interativa para envolver os alunos na manhã desta terça-feira, no auditório da escola. A gestora também conversou com a comunidade estudantil sobre políticas públicas e equipamentos estatais criados para atender as suas necessidades, tanto enquanto discentes, quanto como pessoas LGBTQIA+, adolescentes e jovens, mulheres e pertencentes aos demais grupos sociais. A participação da SJDH foi um atendimento ao convite da Secretaria Estadual de Educação (SEC) para contribuir com a campanha ‘Valorização das Escolas’.

“Os temas que discutimos parecem ser muito debatidos no ambiente escolar, mas não são. É o que temos percebido nos bate-papos com os estudantes nas escolas por onde a Ouvidoria da SJDH passa. Hoje, uma boa parte dos alunos foi participativa, discursiva, e levantou questões que foram importantes para discutir, principalmente, sobre o bullying, esse tipo de intimidação sistemática que ocorre no ambiente escolar”, afirmou Luciete sobre o objetivo do encontro.

Thainá Anunciação, 18 anos, está cursando o segundo ano do ensino médio no Colégio Mestre Paulo dos Anjos. Ela participou da formação e destacou a relevância desses momentos para o combate à cultura do bullying no espaço escolar. “A palestra de hoje foi de extrema importância, porque precisamos combater o bullying. De fato, muitas pessoas acham que é normal praticar isso, porém não é só fazer e acabou. Acredito que todos que estiveram aqui, saíram pensando diferente”, afirmou a jovem.

Valorização das Escolas

A campanha ‘Valorização das Escolas’ foi lançada na última segunda-feira (10), pelo Governo do Estado da Bahia, através da SEC, com o objetivo de tornar o ambiente escolar um espaço “acolhedor, inclusivo e transformador”. A abertura aconteceu no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (Ceeinfor), no Cabula, com a participação de estudantes da rede pública de ensino e de representantes de instituições que compõem o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas (Cise).

Além de palestras, oficinas e apresentações de projetos, a campanha será reforçada pela divulgação de peças publicitárias de linguagem digital. A ideia, segundo a SEC, é “mobilizar toda a sociedade e, em especial, a comunidade escolar pública e privada, para a importância de temas como o combate ao bullying; o respeito à diversidade; o acolhimento; e a empatia nas interações, dentro e fora da sala de aula, visando o bem comum”.

Fonte: Ascom/SJDH

Publicidade
Artigo anteriorMulheres do bodyboarding viajam para Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro com apoio da Sudesb
Próximo artigoADIB renova gestão de distrito industrial de Barreiras após assinar acordo de cooperação com a SDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui