Início Cultura Pai do Axé Music, parceiro de todos os sons: Luiz Caldas celebra...

Pai do Axé Music, parceiro de todos os sons: Luiz Caldas celebra 60 anos com trajetória que passeia por samba, rock, forró e outros ritmos

0
Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack
Google search engine

O nome de Luiz Caldas é sinônimo do Axé Music, o ritmo baiano que ganhou o Brasil a partir do final dos anos de 1980, mas é muito além. Se o próprio Axé nasce da mistura de gêneros musicais, o multi-instrumentista Luiz Caldas é, na sua essência, um artista de múltiplos ritmos.

E esse passeio pelos gêneros é algo que sempre esteve presente na carreira de Luiz. No álbum “Lá vem o guarda”, lançado em 1987, Luiz Caldas já fazia dueto com ninguém menos do que Luiz Gonzaga no forró “Amazonas”. Um ano antes, no disco “Flor cigana”, Luiz já tinha levado o “Reggae do Camaleão” para as ruas de Salvador.

Mas foi nos anos 2000 que o passeio de ritmos ficou ainda mais evidenciado. Com um projeto iniciado em 2010, Luiz passou a gravar discos de estilos diferentes com canções autorais e inéditas. Com pausas e retomado ao longo dos anos seguintes, Luiz passou a lançar discos mensalmente.

Nos meses de junho, por exemplo, Luiz tem lançado discos sobre forró, em homenagem à época junina no Nordeste brasileiro.

Graças ao projeto, Luiz passou a disponibilizar músicas gratuitas mensalmente em seu site. Apenas no site do artista, os fãs contam com 91 álbuns disponibilizados gratuitamente. Além de compor e cantar todas as faixas dos álbuns, Luiz também é responsável por praticamente tudo: direção, produção, arranjos, gravação e mixagem, e em alguns casos, até na execução de todos os instrumentos.

O projeto de Luiz ganhou reconhecimento internacional. Em 2021, ele foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de música de raiz em língua portuguesa pelo álbum “Sambadeiras”, que homenageia o samba de roda. No ano seguinte, Luiz foi indicado novamente na mesma categoria, desta vez com o álbum de forró “Remelexo Bom”.

Em 2022, Luiz lançou um disco de rock, ‘From dawn to dusk’, com dez músicas inéditas em inglês.

Além disso, Luiz tem usado as redes sociais para divulgar tanto suas composições, quanto versões em homenagens a outros artistas, como Benito di Paula, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Elton John, Djavan, Beatles, Titãs, A-ha e tantos outros. As publicações ainda contam com textos de Luiz onde ele explica aos seguidores sobre a história das canções e dos artistas.

Mais que um homem de muitos ritmos, Luiz Caldas se mostra um artista estudioso, generoso e dedicado à música.

Fonte G1 Bahia

Artigo anteriorApós asfaltamento, tráfego na via lateral do Complexo Viário flui sem transtornos
Próximo artigoVeja quem são os bolsonaristas radicais baianos presos em Brasília por ligação com atos de terror

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui