Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) iniciam a temporada 2025 com duas apresentações gratuitas, na sexta-feira (28) e sábado (29), às 19h, no Teatro Salesiano, no bairro de Nazaré, em Salvador.
Para assistir as apresentações, basta comparecer ao teatro. Os concertos vão contar com obras de Carlos Gomes, Jean Sibelius, Alberto Ginastera e Leonard Bernstein.
As apresentações, que terão regência de Ricardo Castro, fazem parte da temporada de Concertos Itinerantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/C/VBn8y4REiAjXiAAPUEVg/whatsapp-image-2025-03-25-at-11.13.22.jpeg)
Apresentações acontecerão sob regência de Ricardo Castro — Foto: Beatriz Meneses/ Neojiba
O público vai encontrar diferentes expressões do nacionalismo na música de concerto:
🎷 “Alvorada” da ópera “Lo Schiavo”, composta por Carlos Gomes e encenada pela primeira vez em 1889;
🎺 “Lo Schiavo” (em português, “O escravo”), um drama lírico de tema abolicionista e que conta uma história de amor entre um aristocrata e uma mulher indígena.
🎻 O drama brasileiro será seguido da composição do finlandês Jean Sibelius, “Concerto para Violino, op. 47”, escrita em 1903 e modificada em 1905. Nesta peça a Orquesta NEOJIBA acompanhará a violinista Isabela Rangel, que já foi spalla do grupo.
🎹 As danças sinfônicas de “West Side Story”, terceira peça do programa, são uma boa introdução à obra de Leonard Bernstein. Trata-se de uma composição que mostra o quão complexa e pessoal era a relação que Bernstein mantinha com suas inspirações: de um lado, tradições da música sinfônica europeia, de outro, a efervescência sociocultural dos Estados Unidos do século XX.
🎼 O programa será encerrado com uma suíte que o argentino Alberto Ginastera fez a partir de um balé. A “Suíte Estância”, escrita por Ginastera, foi inspirada em um dos poemas mais celebrados da Argentina, “El Gaucho Martín Fierro”, de José Hernández.
SERVIÇO
SÉRIE SALVADOR SINFÔNICA – CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA 2025 DO NEOJIBA
Orquestra NEOJIBA
Ricardo Castro, regente
Teatro Salesiano – Nazaré
Sexta-feira (28) e sábado (29), às 19h
Entrada gratuita