Início Bahia Início da operação de catamarã vai impulsionar turismo na Ilha de Itaparica

Início da operação de catamarã vai impulsionar turismo na Ilha de Itaparica

0
Foto: Tiago Queiroz/Ascom Setur-BA

O turismo na Ilha de Itaparica vai ganhar impulso com o início da operação do catamarã Maria Felipa, que atuará na travessia pela Baía de Todos-os-Santos, partindo de Salvador. A embarcação será utilizada pela Internacional Marítima para transportar baianos e visitantes, duas vezes por dia, a partir de novembro. Com capacidade para 240 passageiros, o catamarã fará o percurso do terminal de São Joaquim, na capital, até a ilha, com desembarque na Marina de Itaparica, equipamento náutico requalificado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). O trajeto terá duração de 50 minutos.

“A operação do catamarã em Itaparica, num equipamento náutico moderno, vai beneficiar o turismo local, dando destaque aos seus atrativos históricos, culturais e gastronômicos, além de proporcionar oportunidades de negócio e geração de renda, a partir do maior fluxo de pessoas”, destacou o coordenador técnico da Setur-BA, Carlos Lins, durante a cerimônia de batismo da embarcação, nesta quinta-feira (03), na Marina de Itaparica.

De acordo com o diretor de Operações da Internacional Marítima, Cristiano Fernando, haverá a possibilidade de ampliação do número de viagens, a depender da demanda. “A ideia é fazer uma parada no Terminal de Bom Despacho e depois seguir para a Marina de Itaparica”, destacou.

Para o secretário de Turismo e Cultura de Itaparica, Everaldo Batista, a travessia de Salvador para a ilha, tendo desembarque no Centro Histórico, será mais um incentivo para que os visitantes aluguem ou comprem casas de veraneio: “ou venham investir nos municípios de Itaparica e de Vera Cruz, que compõem o território da ilha”.

Náutica

Também na quinta-feira (3), foi lançado o Cluster Tecnológico Naval da Bahia. A iniciativa reúne empresas e instituições ligadas às atividades marítimas e tem por objetivo promover, com sustentabilidade e governança, a economia do mar, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico. A criação do projeto teve o apoio do Governo do Estado, Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Marinha do Brasil e Senai Cimatec, entre outras instituições.

“Fico feliz com esta iniciativa. A Bahia tem um grande potencial náutico, reconhecido por especialistas e esportistas. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Setur-BA, desenvolveu, na Baía de Todos-os-Santos, ações socioambientais e construiu ou requalificou equipamentos como marinas, terminais turísticos e atracadouros na região, visando contribuir com a economia do mar e o desenvolvimento da população baiana”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, durante a solenidade, no Farol da Barra.

Fonte: Ascom/Setur-BA

Artigo anteriorSefaz-Ba simplifica emissão de notas fiscais para pequenos produtores rurais via Nota Fiscal Fácil
Próximo artigoEstudantes da rede estadual baiana criam projeto de leitura como suporte emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui