Início Feira de Santana Feira de Santana confirma mais quatro mortes por Covid-19 em novembro; ao...

Feira de Santana confirma mais quatro mortes por Covid-19 em novembro; ao todo são 9 óbitos no mês

0
Foto: Divulgação
Publicidade
Google search engine

Feira de Santana segue em alerta diante do aumento do número de mortes por Covid-19 na cidade no último mês. Mais quatro óbitos em decorrência da doença foram confirmados pelo governo municipal na manhã desta sexta-feira (04). Com isso, são, ao todo, nove mortes por Covid em Feira somente no mês de novembro.

‘A constatação ocorreu hoje em razão de ter que fazer vários testes e, como nesses casos os atestados de óbito precisam ser checados, a última checagem terminou agora e cinco mortes aconteceram e já foram divulgadas e mais quatro, completando nove. Então nós temos sim um número muito grande de pessoas que estão adoecendo de COVID-19 e uma boa parte dessas pessoas também, apesar de tudo, não foi feita a vacinação completa. Então nesse caso agora reitero as quatro mortes por COVID-19, todas em novembro confirmadas agora. Nós estamos investigando mais três casos que ocorreram hoje também podem ser confirmados ou não, portanto não tem nenhuma informação além’, explica o prefeito Colbert Martins Silva.

A partir desta sexta, uma nova dose de reforço contra covid através da vacina bivalente está liberada para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 12 anos. A decisão é do Ministério da Saúde após a identificação de duas novas variantes da doença no país. Para a imunização, é necessário que a última dose do imunizante tenha sido tomada há mais de seis meses.

‘Está na hora de quem tiver de completar a sua caderneta de vacina, faça. Não deixe de fazer não. Essas mortes são todas de pessoas adultas, todas elas que têm determinada idade, são adultos jovens acima de 40 anos, e são pessoas que têm mais de uma doença. A pessoa tem uma insuficiência cardíaca, às vezes tem uma insuficiência renal, eu lamento mais isso, mas peço que todos tenham o máximo de cuidado e atenção a um aumento do número de mortes, em razão do aumento do número de casos de covid-19 em Feira de Santana. Não é só aqui que está acontecendo, mas está acontecendo conosco, a gente está se preparando para ampliar a quantidade de oferta de vacinas em todas as nossas unidades para poder reforçar aquelas pessoas que queiram e devam tomar sua dose adicional de vacina contra covid-19’, alerta Colbert.

O teste para diagnóstico da doença pode feito de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento é por ordem de chegada.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais são efetuados o exame RT-PCR e o teste de antígeno. Nesses locais de média complexidade, o serviço é assegurado todos os dias, das 7h às 19h.

Além disso, a vacinação contra covid também é disponibilizada à noite nas unidades vinculadas ao Programa Saúde na Hora. A estratégia que permite a aplicação de doses até as 20h30 tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas que trabalham em horário comercial.

Fazem parte das unidades com funcionamento à noite, as Unidades de Saúde da Família dos bairros Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.

Artigo anteriorPrefeitura promove ações de revitalização no Centro de Abastecimento
Próximo artigoJovem é morto a tiros em calçada de bar no interior baiano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui