A prevenção combinada, que consiste na utilização de vários métodos de proteção, é a melhor estratégia para evitar o HIV e a AIDS. Em Feira de Santana, além das formas tradicionais para controle da doença, como a distribuição de preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza a Profilaxia Pré- Exposição (PrEP).
Nesse método, o paciente precisa tomar diariamente um comprimido que prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV. Desse modo, a pessoa se resguarda antes de ter uma relação sexual de risco.
A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, explica que a PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis, a exemplo da sífilis. Por isso, a orientação é que seja combinada com outras maneiras de prevenção, como a camisinha.
“Há cerca de um ano, a PrEP é ofertada aqui no Centro. Inicialmente era destinada apenas a populações-chave: profissionais do sexo, pessoas trans ou em relação homoafetiva. Hoje, foi ampliada para quem precisar. É importante que quem deseja fazer uso desse método procure a unidade pra avaliar se ela tem a indicação”, ressaltou.
Segundo a coordenadora, o medicamento começa a fazer efeito em sete dias de uso para relação anal e 20 dias para relação vaginal. Ela ainda alerta que a PrEP só tem êxito quando tomada todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas na corrente sanguínea que bloqueiam o vírus.
Para iniciar o uso da PrEP, a pessoa interessada deve procurar o Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS que fica localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro. Após avaliação e confirmada a necessidade, serão realizados exames regulares e a entrega da medicação de maneira gratuita.