O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (7) a segunda etapa da distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Com essa nova remessa, o número de estados atendidos subiu para nove, com a inclusão de quatro novas unidades da Federação. Ao todo, já foram enviados 1.125 frascos do produto para os seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.
A distribuição está sendo feita com base no estoque estratégico, estruturado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O fornecimento segue critérios técnicos e considera a demanda local, garantindo a reposição dos estoques onde há maior necessidade.

Além do etanol, o Ministério também adquiriu 2.500 unidades de fomepizol, outro antídoto usado no tratamento contra o metanol, de uma empresa japonesa. A companhia também realizou a doação de 100 ampolas, totalizando 2.600 unidades. O lote está previsto para chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído de acordo com os registros de novos casos e a necessidade de cada estado.
Casos em investigação
De acordo com o boletim mais recente, atualizado até a segunda-feira (6), o Brasil já registrou 217 notificações de intoxicação por metanol relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas. Dessas, 17 foram confirmadas e 200 seguem em investigação.
Até o momento, foram confirmados dois óbitos por intoxicação em São Paulo. Outras 12 mortes estão sob análise, sendo uma em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, uma na Paraíba e uma no Ceará.
A iniciativa do Ministério da Saúde visa reforçar a capacidade de resposta do sistema de saúde diante do crescimento dos casos e garantir o acesso rápido ao tratamento adequado, o que é essencial para aumentar as chances de recuperação dos pacientes intoxicados.