Início Saúde Bahia receberá mais de 44 mil doses da vacina que protege recém-nascidos...

Bahia receberá mais de 44 mil doses da vacina que protege recém-nascidos da bronquiolite e pneumonia pelo SUS

0
Vacina que protege gestantes e recém-nascidos da bronquiolite chega à Bahia pelo SUS — Foto: João Risi/MS

Imunizante, que pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada, será oferecido gratuitamente pela primeira vez. Medicamento é destinado a mulheres a partir da 28ª semana de gestação.

A Bahia receberá 44.525 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que provoca bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. O repasse será feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab), nesta terça-feira (2). O medicamento chega em Salvador na quarta-feira (3) e a previsão é de que a vacinação já comece no dia seguinte, nos municípios próximos à capital. Um cronograma será elaborado.

Ofertado gratuitamente pela primeira vez, o imunizante pode chegar a custar até R$ 1,5 mil na rede privada. O público-alvo da campanha são gravidas a partir da 28ª semana.

Conforme detalhou a Sesab, não há restrição de idade para o uso da vacina. A recomendação é tomar uma dose única a cada nova gestação.

Vacina que protege gestantes e recém-nascidos da bronquiolite chega à Bahia pelo SUS — Foto: João Risi/MS

Importância da vacinação

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial. de janeiro a 22 de novembro deste ano.

Na Bahia, foram 2.269 casos. Destes, 1.870 ocorreram entre crianças menores de dois anos, o que representa 82,42% dos casos.

De modo geral, o vírus é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos no país. A vacina oferece proteção imediata.

Artigo anteriorICMBio afirma que outras 20 ararinhas-azuis testaram positivo para vírus letal; criadouro da Bahia contesta
Próximo artigoMercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui