Com seis edições, os Salões de Artes Visuais da Bahia, projeto mais antigo da Fundação Cultural da Bahia/Secult-BA, vai começar no município de Juazeiro, dia 7 de novembro. Ao público será apresentada uma mostra contemporânea em Artes Visuais, retomando suas exposições distribuídas nos seis macroterritórios da Bahia.
Desta forma, será oportunizado o acesso a essa produção para um público diversificado, oriundo de diversas cidades do estado. As exposições coletivas vão acontecer também nos municípios de Barreiras, Irecê, Itabuna, Vitória da Conquista e Cachoeira, entre novembro e dezembro.
Além de divulgar o trabalho dos artistas, pretende-se estimular a reflexão sobre temas das artes contemporâneas com encontros formativos e bate-papos com os artistas, nos locais das exposições, abertos ao público. As modalidades artísticas que irão compor estas edições dos Salões são: instalação, fotografia, gravura digital, performance, pintura, objeto, colagem, escultura, videoarte e design gráfico.
Com a ampliação de 14 para 21 Prêmios Aquisição, o objetivo é promover a territorialização, descentralizando o acesso à cultura e potencializando a produção local, além de possibilitar oportunidades para a diversidade artística, sem criar competição entre os territórios. A proposta desta edição também contempla o aumento na quantidade de selecionados, de 42 em 2022 para 49 na edição atual.
“Investindo nessa territorialização das ações e na distribuição de recursos, a realização dos Salões das Artes Visuais da Bahia buscou vincular o artista regional desde o estímulo à criação até a exposição de seus trabalhos, fazendo com que suas obras alcancem um público cada vez mais amplo”, enfatiza a diretora-geral da Funceb, Sara Prado.
Para as seis exposições previstas, serão disponibilizados recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, sinalização em Braille e mediadores culturais capacitados para receber o público com deficiência. Como forma de registro e preservação da memória desta edição, será produzido um catálogo bilíngue com tiragem de 1.000 exemplares, contendo a documentação das obras dos 49 artistas selecionados, como uma ferramenta de difusão de seus trabalhos.
Os Salões de Artes Visuais da Bahia serão realizados em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).
Sobre os Salões de Artes Visuais da Bahia
Na Bahia, em 21 de julho de 1992, na cidade de Alagoinhas, foram criados os Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia, o projeto mais antigo de continuidade da Funceb, aprimorado a cada ano a partir de importantes modificações resultantes de consultas e sugestões feitas por profissionais que participaram de edições anteriores, além da escuta da sociedade civil, cujas contribuições são incorporadas ao projeto.
Os Salões de Artes Visuais da Bahia consolidaram-se como um dos principais instrumentos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do estado da Bahia. Em 2012, ao completar 20 anos, os Salões tiveram sua terminologia atualizada para Salões de Artes Visuais da Bahia, passando a representar a multiplicidade e contemporaneidade da iniciativa da Funceb.
Programação
Salões de Artes Visuais da Bahia – 65ª Edição
Juazeiro
Abertura: 7 de novembro, 19h
Visitação: 7 de novembro a 7 de dezembro de 2024
Terça à domingo, 9h às 22h
Bate-papo com artistas: a defnir
Centro Cultural João Gilberto
Salões de Artes Visuais da Bahia – 66ª Edição
Barreiras
Abertura: 13 de novembro, 19h (ainda falta confirmar o horário)
Visitação: 13 de novembro a 13 de dezembro de 2024
Quinta à domingo, 9h às 12h / 13h às 18h
Bate-papo com artistas: a definir
Casa Amarela
Salões de Artes Visuais da Bahia – 67ª Edição
Irecê
Abertura: 20 de novembro, 19h
Visitação: 20 de novembro a 20 de dezembro de 2024
Quarta à sexta, 16h às 20h e sábado 09h às 13h
Bate-papo com artistas: a definir
Pavilhão da Secult
Salões de Artes Visuais da Bahia – 68ª Edição
Itabuna
Abertura: 27 de novembro,19h
Visitação: 27 de novembro a 27 de dezembro de 2024
Terça à domingo, 9h às 22h
Bate-papo com artistas: a definir
Centro de Cultura Adonias Filho
Salões de Artes Visuais da Bahia – 69ª Edição
Vitória da Conquista
Abertura: 3 de dezembro,19h
Visitação: 3 de dezembro de 2024 a 02 de janeiro de 2025
Terça à domingo, 9h às 22h
Bate-papo com artistas: a definir
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima
Salões de Artes Visuais da Bahia – 70ª Edição
Cachoeira
Abertura: 10 de dezembro, 16h
Visitação: 10 de dezembro de 2024 a 09 de janeiro de 2025
Terça à sexta, 9h às 17h e sábado 09h às 13h
Bate-papo com artistas: a definir
Fundação Hansen Bahia
Fonte: Ascom/Funceb