
A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a realização do 5º Festival de Música Bonfinense – “Celebrando a Tradição do Autêntico Forró”. O evento tem como objetivo valorizar a cultura local, homenagear grandes nomes do forró bonfinense e revelar novos talentos da música.
Neste ano, o festival presta uma homenagem especial ao saudoso sanfoneiro Nivaldo do Acordeon, figura emblemática dos festejos juninos e símbolo do autêntico forró nordestino. As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 22 e 30 de abril, podendo ser feitas pelo Instagram oficial da Secretaria de Cultura, pelo site da Prefeitura ou presencialmente na sede da SECULT (antiga Estação Ferroviária).
Somente artistas residentes em Senhor do Bonfim poderão participar, com comprovação de residência, e o estilo musical deve ser exclusivamente o forró e seus subgêneros, como pé de serra, baião, xote, vaneirão e arrasta-pé. A participação está aberta a partir dos 16 anos. A primeira fase do festival, com audições à capela, acontecerá de 12 a 16 de maio, das quais serão selecionados 48 artistas para apresentações nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho, na Praça Nova do Congresso. A grande final será realizada no dia 9 de junho, com 16 finalistas, sendo 12 escolhidos por jurados e 4 por votação popular.
O corpo de jurados será composto por profissionais das áreas de música e comunicação, e os critérios de avaliação incluem afinação, presença de palco, melodia, ritmo, interpretação e autenticidade. Os cinco melhores colocados serão premiados com valores em dinheiro, troféus e contratos para apresentações no palco principal do São João de Senhor do Bonfim 2025.
“Essa é mais uma ação que fortalece a cultura bonfinense, abrindo espaço para nossos talentos e valorizando quem tanto fez pela nossa música. Homenagear Nivaldo do Acordeon é reconhecer nossa história e manter viva a alma do nosso São João”, destacou o prefeito Laércio Júnior. A lista dos inscritos será divulgada no dia 5 de maio nos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Cultura.
Texto: Ascom PMSB