Início Bahia Governo do Estado apresenta estratégias de proteção e desenvolvimento sustentável da BTS

Governo do Estado apresenta estratégias de proteção e desenvolvimento sustentável da BTS

0
Fotos:Thiago Jr-Ascom/ Sema
Publicidade
Google search engine

Em um passo significativo para a proteção dos oceanos e a sustentabilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou nesta terça-feira (3), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a 2ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Baia de Todos-os-Santos (BTS). Durante o evento, foram apresentadas ações sobre o Gerenciamento Costeiro na Bahia (GERCO-BA) e o Planejamento Espacial Marinho (PEM), além do lançamento do “Mapeamento e Análise de Estratégias Políticas para o Enfrentamento do Lixo no Mar”.

Na abertura do encontro, o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, ressaltou que este momento é um marco para a consolidação das políticas ambientais de gerenciamento costeiro e desenvolvimento socioambiental da BTS e de toda a costa baiana. “O trabalho desenvolvido pelas instituições que compõem esse grupo de trabalho tem sido essencial para a formulação de um modelo de governança que equilibre as necessidades de conservação com o desenvolvimento econômico sustentável da BTS. Como resultado prático, já temos encaminhados a elaboração, por exemplo, do Plano de Desenvolvimento Sustentável, bem como de um protocolo de fiscalização que deve ser aplicado aos órgãos municipais, estaduais e federais, ou seja, vamos ter uma uniformização de procedimentos que vai trazer mais rapidez no atendimento e nas respostas à sociedade”.

O gestor destacou ainda: “a gestão ambiental da Bahia entende que as comunidades tradicionais, a exemplo dos pescadores, marisqueiras e quilombolas, são parte essencial neste processo, por isso, será criado um Observatório Social, um espaço onde essas comunidades poderão participar, diretamente, com suas experiências para a elaboração de políticas públicas e intervenções mais eficazes e alinhadas com suas necessidades, fortalecendo essa rede de proteção à BTS”, completou.

A diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins, falou sobre o trabalho contínuo de monitoramento da vegetação nativa, de fiscalização e gestão da Área de Proteção Ambiental da BTS, realizados pelo Instituto. “No sentido de garantir a preservação desta baía, que considero o verdadeiro coração da nossa Amazônia Azul, o Inema está atuante, promovendo uma gestão integrada e participativa da Unidade de Conservação Estadual presente na BTS, assim como intensificou as operações planejadas de fiscalização ambiental para proteção deste território de biodiversidade exuberante e essencial para o sustento e qualidade de vida da população que vive no seu entorno”.

Também foram pautadas as apresentações do Gerenciamento Costeiro na Bahia (GERCO-BA) e o Planejamento Espacial Marinho (PEM), este realizado pela representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marinez Scherer. “Apresentei um recorte do PEM com as especificidades da região Nordeste e da Bahia, este é um instrumento de gestão basilar para um presente e futuro de equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e proteção ao meio ambiente. Tem o objetivo de compilar informações sobre os diferentes usos do oceano, como a pesca, transporte marítimo, turismo, pesquisa e conservação da biodiversidade, identificando regiões potenciais e propícias para cada setor, sempre prevendo a saúde do oceano ”, pontuou.

Na programação, especialistas discutiram e apresentaram propostas voltadas à inclusão social e econômica da população ao redor da BTS, a segunda maior baía costeira do Brasil, com uma área de 1.223 km². O ponto alto da reunião foi o anúncio do “Mapeamento e Análise de Estratégias Políticas para o Enfrentamento do Lixo no Mar no Estado da Bahia”.

“Este mapeamento é fruto de uma parceria com a Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos (Oceano Limpo), um documento inovador que apresenta uma visão detalhada das ações necessárias para combater a poluição marinha, com propostas de ações e políticas públicas norteadoras”, explicou a diretora de políticas e planejamento ambiental da Sema, Luana Ribeiro.

O evento contou com a participação do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia, Bruno Martinez, do comandante da Capitania dos Portos, capitão Wellington Gagno, do superintendente do Patrimônio da União, Otávio Freire e da representante da Cátedra Unesco, Isabela Ribeiro.

Fonte: Ascom/Sema

Publicidade
Artigo anteriorEm Camaçari, Governo do Estado beneficia estudantes de Vila de Abrantes com novo ônibus escolar
Próximo artigoEm Salvador, Governo Federal lança 3ª edição do Projeto ConSIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui