Os estudantes da rede estadual de Salvador poderão emitir gratuitamente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas a partir desta segunda-feira (20). O atendimento inicial será realizado no Colégio São Daniel Comboni, localizada no bairro de Sussuarana, das 8h às 17h.
O serviço, que será exclusivo para alunos, requer agendamento prévio, que deve ser feito diretamente na unidade escolar. A primeira via do documento é gratuita. Ao longo da semana serão disponibilizadas 600 senhas, sendo 120 por dia.
Veja abaixo os documentos necessários para fazer a CIN:
- Certidão de nascimento ou de estado civil (original).
- Caso a certidão original esteja plastificada, é necessário levar também uma cópia simples.
Após a escola São Daniel Comboni, o serviço passará por outras quatro escolas estaduais em Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão), David Mendes Pereira (São Marcos), Barros Barreto (Paripe) e Luiz Viana (Brotas).
Aprevisão do SAC Itinerante, Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e da Secretaria da Educação (SEC), responsáveis pelo serviço, é atender mais de 600 estudantes por escola. O projeto também deve ser expandido para escolas do interior do estado ainda em 2025.
Veja alguns diferenciais da CIN:
- Utiliza o CPF como número único de identificação;
- Possui versão digital, disponível no Gov.br três dias após a emissão;
- Permite a inclusão de outros documentos (CNH, carteira de trabalho, etc.), condições de saúde e informações como tipo sanguíneo e opção por doação de órgãos.