Município está em área conhecida pelas temperaturas mais amenas em relação ao restante do estado

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, voltou a liderar o ranking das cidades mais frias do Nordeste ao registrar 16,5 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados na quarta-feira (17). Em outro ponto de medição no município, os termômetros marcaram 17,4 °C.
Além de Vitória da Conquista, outras duas cidades baianas aparecem entre as menores temperaturas da região. Lençóis ficou na segunda colocação, com 17,4 °C, seguida por Morro do Chapéu, que registrou 17,7 °C. Ambas estão localizadas na Chapada Diamantina, área conhecida pelas temperaturas mais amenas em relação ao restante do estado.
O frio é uma característica recorrente de Vitória da Conquista, que há anos carrega o apelido de “Suíça Baiana”. O município já protagonizou outros registros históricos de baixa temperatura. Em 24 de julho do ano passado, por exemplo, os termômetros chegaram a 6,5 °C, considerada a terceira menor marca desde 1976, quando tiveram início as medições oficiais da estação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).






































