Início Bahia Campanha Sem Medo – Pelo Fim Violência Contra Meninas e Mulheres será...

Campanha Sem Medo – Pelo Fim Violência Contra Meninas e Mulheres será lançada em Feira de Santana, na quarta-feira (19)

0
Fonte: Ascom/SPM
Fonte: Ascom/SPM

Como parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) participará do lançamento da campanha Sem Medo – Pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres, nesta quarta-feira (19), das 9h às 17h, no Auditório 3, Módulo 6, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A atividade, organizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), visa promover uma reflexão coletiva sobre o enfrentamento às múltiplas formas de violência de gênero.

A iniciativa reunirá educadores, estudantes, representantes de poderes públicos, dos movimentos feministas e de mulheres e da sociedade civil dos Territórios de Identidade do Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano. A campanha dos 21 Dias acontece globalmente e no Brasil é desencadeada entre 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e segue até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), envolvendo estas duas datas simbólicas, para enfatizar a vulnerabilidade das mulheres, sobretudo as negras, que sofrem mais violência de gênero e racismo estrutural.

A SPM lançou a programação, no último dia 13, Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado da Bahia. A secretária estadual de Políticas para as  Mulheres, Neusa Cadore, que participará do evento na Uefs, falou sobre a importância da iniciativa. “A prevenção e o enfretamento às violências de gênero é um dos eixos estratégicos que norteiam o nosso trabalho na SPM. No entanto, é uma questão que ganha ainda mais visibilidade neste período. É muito bom que o MOC tenha organizado esse lançamento na Uefs, para reunir as representações dos territórios e de toda a sociedade, para discutirmos ações educativas e o fortalecimento das políticas públicos de proteção das mulheres e de erradicação das violências de gênero”, afirmou.

Até dezembro, a SPM realizará ações que contribuem para o enfrentamento à violência de gênero, o racismo, a LGBTfobia e outras formas de opressão, com o objetivo de promover o respeito, a igualdade e os direitos das mulheres. Na quinta-feira (20), a SPM integrará a ação unificada com o movimento de mulheres, em Salvador, no Dia Nacional da Consciência Negra. No dia 25 acontecerá a Marcha das mulheres por reparação e bem viver, em Brasília, e no dia 27 será realizado o Encontro sobre masculinidades saudáveis para as relações de gênero e diversidade, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

A programação estadual está alinhada com a do Ministério das Mulheres (MM), envolvendo a campanha de prevenção e o enfretamento à violência contra as mulheres nos transportes públicos. Nesta edição, a Campanha dos 21 Dias também apoia a campanha da ONU com o lema “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas”, reforçando o compromisso com a eliminação de todas as formas de violência de gênero.

Artigo anteriorNordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Próximo artigoFeira de Santana decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui