Início Salvador Câmara de Salvador aprova projeto que proíbe sombreiros sem pedido de banhistas...

Câmara de Salvador aprova projeto que proíbe sombreiros sem pedido de banhistas na praia do Porto da Barra

0
Faixa de areia da praia do Porto da Barra amanhece sem sombreiros e cadeiras após protesto de ambulantes — Foto: Alan Oliveira/g1

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) nº 21/2025, que proíbe a instalação de sombreiros, cadeiras e mesas na praia do Porto da Barra sem solicitação prévia dos banhistas.

A medida abrange toda a faixa de areia localizada entre o Monumento ao Marco de Fundação da Cidade de Salvador e o Farol da Barra.

Faixa de areia da praia do Porto da Barra amanhece sem sombreiros e cadeiras após protesto de ambulantes — Foto: Alan Oliveira/g1

De acordo com o texto aprovado, em caso de descumprimento, os responsáveis estarão sujeitos a advertência, multa, apreensão dos equipamentos e até suspensão da permissão ou concessão para atuação no local. Além disso, se os kits forem montados sem solicitação, o uso por parte dos banhistas será gratuito, sem cobrança de qualquer taxa, incluindo consumação mínima.

O projeto agora segue para sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

A discussão sobre o tema ganhou repercussão em janeiro deste ano, quando a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) implementou regras semelhantes para o ordenamento da praia. Na época, frequentadores reclamavam da ocupação excessiva da faixa de areia, o que motivou a decisão de só permitir a montagem de equipamentos mediante demanda do cliente.

A regulamentação gerou protestos por parte dos barraqueiros, que alegaram prejuízos financeiros e chegaram a suspender as atividades na praia. Apesar da resistência, a maioria da população apoiou a medida.

Após as manifestações, os trabalhadores retomaram suas atividades no Porto da Barra, obedecendo ao limite de 10 mesas e 30 cadeiras por ponto, sempre conforme a solicitação dos banhistas.

Artigo anteriorFeira de Santana promove triagem gratuita para cirurgias oftalmológicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui