Início Bahia Bibliotecas Inclusivas: Fundação Pedro Calmon promove o X Seminário Leitura para Todos

Bibliotecas Inclusivas: Fundação Pedro Calmon promove o X Seminário Leitura para Todos

0
Ilustração/Ascom FPC
Publicidade
Google search engine

Entre os dias 16 a 20 de setembro, a Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), promove o X Seminário Leitura para Todos, que este ano aborda a temática “Bibliotecas Inclusivas: Diagnóstico e Ação”. O evento irá promover diálogos sobre “Análise das políticas públicas em prol da acessibilidade atitudinal, comunicacional e arquitetônica nas bibliotecas” e “Ações de inclusão social e acessibilidade em bibliotecas: perspectivas do discurso para prática”. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site da FPC.

O seminário é voltado para educadores, mediadores de leitura, artistas visuais, estudantes, PcD, profissionais de Biblioteconomia e gestão de Bibliotecas, gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores, Organizações da Sociedade Civil, ativistas e a comunidade em geral. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da FPC.

De acordo com a diretora de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia (Dibip/FPC), Tamires Neves, as discussões aprofundadas desses temas podem contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla e sensível sobre as questões relacionadas à inclusão social e à acessibilidade.

“Um seminário dessa natureza oferece a oportunidade de conscientizar e qualificar profissionais que atuam em bibliotecas, bem como gestores públicos responsáveis pela formulação e implementação de políticas voltadas para a acessibilidade. O Seminário contará com a parceria de instituições governamentais e não governamentais, bem como representantes da sociedade civil que integram o GT de Leitura Inclusiva – BA, cujo objetivo é fortalecer o processo de inclusão, por meio da leitura fortalecendo o processo de educação e cultura, formação profissional da comunidade, ampliando assim a autonomia da pessoa com deficiência e seguindo o lema – Nada sobre nós sem nós”, explicou Tamires.

As atividades serão desenvolvidas na perspectiva de estimular a colaboração entre diferentes atores sociais, incluindo profissionais, usuários, pesquisadores e ativistas, para o desenvolvimento de estratégias efetivas de promoção da acessibilidade e inclusão social nas bibliotecas. Além de propor ações concretas que possam ser implementadas nas bibliotecas para promover a acessibilidade, como a adaptação dos espaços físicos, a oferta de materiais em formatos acessíveis e a realização de programas educativos inclusivos, e identificar boas práticas e experiências bem-sucedidas de promoção da acessibilidade e inclusão social em bibliotecas.

Leitura para Todos

O X Seminário Leitura para Todos é alusivo à campanha Setembro Verde, mês da visibilidade das pessoas com deficiência. O dia 21 de setembro é considerado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que procura reforçar a luta pela inclusão dos deficientes, dando a eles inclusão nos estudos, no mercado de trabalho e nos espaços que frequentam.

Publicidade
Artigo anteriorEquipes baianas estão prontas para disputar medalhas no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17
Próximo artigoDelegação baiana de canoagem composta por 180 atletas viaja com apoio da Sudesb para competição nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui