Início Bahia Bahia conclui 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na...

Bahia conclui 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

0
Fotos: Jamile Amine/Ascom Sesab
Publicidade
Google search engine

Após três dias de intensos debates e reflexões, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CEGTES), realizada em Lauro de Freitas, encerrou suas atividades nesta quarta-feira (11). O evento, que teve como foco o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais da saúde, consolidou importantes propostas que serão levadas à conferência nacional.

No último dia da conferência, foram eleitos 76 delegados regionais que representarão a Bahia na etapa nacional, marcada para acontecer em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro. Além disso, a plenária final aprovou propostas e três diretrizes que serão apresentadas no âmbito nacional. Essas propostas foram o resultado de um processo democrático que envolveu a análise de 2.334 proposições discutidas em conferências municipais em todo o estado da Bahia.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o caráter participativo do evento e a importância de levar as demandas dos trabalhadores da saúde ao Governo Federal. “Estamos entusiasmados com essa construção coletiva, que reflete o comprometimento com a gestão do trabalho e a formação dos servidores do SUS. A expectativa é que as propostas da Bahia ajudem a promover um trabalho cada vez mais digno e humanizado no SUS”, afirmou a secretária.

Organizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pelo Conselho Estadual de Saúde, a conferência teve como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. O evento reuniu cerca de 2.000 autoridades, gestores, conselheiros e profissionais da saúde de toda a Bahia, fortalecendo o debate sobre os desafios e as soluções para a saúde pública no estado. Com a eleição dos delegados e a aprovação das propostas, a Bahia se prepara para contribuir de forma decisiva na Conferência Nacional, reafirmando seu papel de liderança na busca por um SUS mais justo, eficiente e humanizado.

Eleita delegada titular, representando a categoria dos trabalhadores de Lauro de Freitas, a agente de combate a endemias, Lidiane Nascimento, está animada para levar as propostas discutidas na 2ª CEGTES para a conferência nacional. “Foi muito importante essa conferência porque a gente viu toda uma organização, a preocupação para que os debates acontecessem no momento oportuno e que todos pudessem debater. A votação foi muito equilibrada, pôde oportunizar que pessoas que nunca foram para o nacional tivessem a chance, e eu sou uma dessas pessoas. Vai ser meu primeiro momento na conferência nacional, onde defenderei não só as propostas dos agentes de combate às endemias, mas um todo da saúde, para que a gente possa buscar melhor qualidade para os trabalhadores do SUS”, avaliou Lidiane.

Fonte: Ascom/Sesab

Publicidade
Artigo anteriorEscola de tempo integral e sistemas de abastecimento de água são entregues em Aiquara
Próximo artigoGoverno do Estado atenderá mais de 10 mil pessoas em feiras de saúde em Camaçari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui