
A tradicional Micareta de Feira de Santana, na Bahia, terá um novo período de realização a partir de 2026. A mudança foi anunciada na última terça-feira (30) durante uma coletiva de imprensa com representantes da Prefeitura Municipal.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, informaram que a festa passará a ocorrer no mês de novembro, em vez de abril ou maio, como vinha acontecendo nos últimos anos.
Segundo a gestão municipal, o principal objetivo da mudança é evitar os transtornos causados pelas chuvas, frequentes no primeiro semestre, além de proporcionar mais tempo para o planejamento e organização do evento. A definição das datas exatas da festa será discutida em uma nova reunião, marcada para a próxima terça-feira (7), com a presença de artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil.
Durante a coletiva, o prefeito destacou que a decisão foi bem recebida pela população. “O que ouvimos da sociedade foi uma maioria esmagadora de comentários positivos sobre a mudança de data. Fizemos também uma pesquisa, e cerca de 70% da população apoiou a realização da Micareta em novembro. Para a gestão, isso é muito mais viável, considerando outras festas que o município também organiza”, afirmou José Ronaldo.

Edição de 2025 reuniu mais de 1 milhão de foliões
Neste ano, a Micareta foi realizada entre os dias 1º e 4 de maio, com um arrastão no dia 5, comandado pelo cantor Thiago Aquino e pela banda Timbalada. A abertura contou com shows de artistas como BaianaSystem e Rachel Reis, na Praça da Matriz.
Durante os dias de folia, mais de 1 milhão de pessoas participaram da festa, que contou com grandes nomes da música baiana, como Bell Marques, Leo Santana e Claudia Leitte, além de blocos tradicionais e diversas atrações culturais. O evento gerou um forte impacto na economia local, consolidando-se como um dos principais festejos populares do estado.
A expectativa para 2026 é que a mudança traga melhores condições climáticas, maior segurança e uma organização ainda mais eficiente, fortalecendo ainda mais a Micareta como uma das maiores festas populares do Brasil.