Início Bahia Sema reforça atuação no combate ao lixo marinho em evento nacional de...

Sema reforça atuação no combate ao lixo marinho em evento nacional de políticas públicas para oceanos limpos

0
Foto: divulgação
Publicidade
Google search engine

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) marcou presença no evento de encerramento do ciclo 2022-2024 da Rede Oceano Limpo, realizado nesta terça-feira (29) em São Paulo (SP). A ocasião reuniu representantes de sete estados, incluindo Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, que compartilharam experiências e estratégias inovadoras de combate ao lixo marinho, destacando avanços em políticas públicas que promovem a sustentabilidade nos ecossistemas costeiros brasileiros.

A Rede Oceano Limpo, coordenada pela Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a Sustentabilidade do Oceano em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e com apoio da Embaixada da Noruega, desempenha um papel central na integração de iniciativas de limpeza e preservação marinha às políticas públicas estaduais. A rede busca promover a colaboração entre governos e sociedade para reduzir a poluição nos oceanos, apoiando a difusão de uma cultura de conservação ambiental.

Representando a Sema, a diretora de Políticas e Planejamento Ambiental, Luana Pimentel, destacou que o estado, com 1.181 km de costa e 53 municípios litorâneos, exige programas robustos e contínuos de preservação. “O tema do combate à poluição marinha é um tema global, porque os impactos promovidos em um país, em uma região, são sentidos a nível global. O lixo que a gente produz e descarta no oceano aqui pode alcançar outros continentes. Por isso, países como a Noruega têm procurado países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil, que tem uma das maiores zonas costeiras do mundo, para fazer parcerias e incentivar estratégias de combate à poluição marinha, a não geração de resíduos e ao descarte correto dos resíduos”, afirma a gestora.

Para atender a essas necessidades de preservação, o estado esteve promovendo ações ao longo do ciclo, como a regulamentação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (PEGC) e o desenvolvimento de um sistema integrado para monitoramento ambiental em zonas portuárias e industriais, iniciando pela Baia de Todos os Santos (BTS) a partir do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BTS.

Luana destaca, ainda, que, no ano passado, a Secretaria realizou a assinatura da Carta de Compromisso, que estipulou um conjunto de metas prioritárias ao longo do ciclo. “Hoje, teremos um momento de apresentação dos resultados, mas principalmente de planejar o futuro, a curto, médio e longo prazo, do que pretendemos alcançar em relação ao combate à poluição marinha em nível global. A Bahia, tendo destaque e apresentando resultados positivos, certamente será cada vez mais foco desses investimentos e fomentos na temática”, completa.

Entre essas metas prioritárias, estão a promoção de campanhas de conscientização e treinamentos para gestores municipais. Junto a projetos de incentivo à reciclagem implementada com a participação ativa de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a inclusão socioeconômica desses profissionais. Em parceria com ONGs e o setor privado, a Sema também organiza campanhas de coleta em manguezais e praias, visando reduzir a poluição em ecossistemas sensíveis. A Secretaria fomenta, ainda, a colaboração com universidades e institutos de pesquisa para desenvolver estudos e tecnologias de monitoramento e controle da poluição plástica.

O evento em São Paulo destacou a importância de iniciativas como a Rede Oceano Limpo e a participação da secretaria para reforçar a proteção dos ecossistemas marinhos e fortalecer as políticas públicas de sustentabilidade, demonstrando o impacto positivo de uma atuação conjunta entre governos e sociedade para garantir oceanos mais saudáveis para as futuras gerações.

Fonte: Ascom/Sema

Publicidade
Google search engine
Artigo anteriorSema inicia agenda internacional em Paris com encontros de sustentabilidade e projetos de conservação
Próximo artigoSeminário Viver com Saúde promove diálogo sobre saúde mental nas escolas da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui